Informação

180 Disque Denúncia para Mulheres que Sofrem Violência

180 – Disque Denúncia Atendimento à Mulheres que Sofrem Violência

mulher-disque-180-disque-denúncia-nova-lei-Um novo projeto de Lei foi aprovado dia 03 de junho de 2014 faz do 180 um Disque Denúncia.

Hoje, o telefone 180 trata-se de uma Central de Atendimento à Mulher onde se presta orientações, encaminhamento e informação sobre como proceder em caso de violência à mulher e discriminação.  É fornecido uma orientação a mulher em caso de violência e mediante perigo e ameaça, a informação é encaminhada para a Polícia Militar pelo 190 ou para os Bombeiros através do 193.

Com a Lei que transforma o 180 em Disque Denúncia, uma ligação vai representar a instauração imediata de procedimento de investigação e encaminhamento das denúncias de violência contra a mulher direto ao Ministério Público e delegacias capacitadas.

Na Câmara dos Deputados dia 03/06/2014 foi aprovada o projeto de lei, e o próximo passo é chegar ao Senado e depois à sanção presidencial.

Segundo o argumento do projeto "É importante salientar que o disque 180 é hoje um serviço de orientação, encaminhamento e informação, no entanto, com a decisão do Supremo Tribunal Federal que consolida o artigo 16 da Lei Maria da Penha, o qual diz que a violência é incondicionada pública (não depende de representação da vítima) para os casos de lesão corporal leve, se faz necessário que o Ligue 180 se transforme efetivamente em um Disque Denúncia com papel de encaminhar a denúncia recebida ao Ministério Público e/ou às autoridades de segurança pública, dependendo do contexto".

Vamos aguardar a Lei entrar em vigor e atender melhor e com mais propriedade  a mulher que sofre violência e discriminação, que ao ligar para o 180 Disque Denúncia vai ser instaurado um registro administrativo levando a um imediato processo de investigação.

Agressões físicas, psicológicas, moral, patrimonial e sexual contra a mulher devem ser denunciadas. Geralmente as agressões vem da parte de pessoas próximas com relação afetiva, pessoas com relação familiar, pessoas com relação externa ou pessoas com relação homoafetivas.

Escreva seu comentário sobre a aprovação da Lei 180 como Disque Denúncia.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.