Comportamento

A Importância da Leitura na Infância e Juventude-Qual o Papel dos Pais

A Importância da Leitura na Infância e Juventude-Qual o Papel dos Pais

Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, as pessoas se acostumaram a procurar por informações rápidas e diretas, que muitas vezes não são as mais instrutivas.

A internet é um bom meio de informações rápidas e diretas, que quando bem utilizado pode trazer muito conhecimento.

Importância da leitura na infância

Mas mesmo com as facilidades da internet, é importante lembrar que ela não deve de modo nenhum substituir os livros.

Além de interessantes, os livros tem a função de exercitar a nossa mente através da leitura. Infelizmente ler um bom livro é um hábito que tem se perdido no passar dos anos, e a juventude de hoje tem preferido filmes e jogos ao invés de mergulhar nas aventuras dos livros.

Ler nos torna mais cultos e críticos, isso sem falar na capacidade única que os livros têm de nos levarem a lugares que jamais conheceríamos. Já dizia Charles W. Elliot que os "livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; os mais pacientes professores."

Em uma sociedade que valoriza eficácia e eficiência, a busca pelo conhecimento tem aumentado. O grande problema é a qualidade deste conhecimento, que tem caído consideravelmente nos tornando mais acomodados com o mundo e o que vem sendo feito dele.

Por mais que as escolas incentivem, ainda estamos longe de alcançar resultados significativos em relação ao interesse dos nossos jovens pela leitura. Uma solução para este problema pode ser uma maior inserção dos livros na vida das crianças por parte dos pais.

Devemos entender que não é interessante oferecer um livro muito culto a uma criança, pois a tendência é que ela perca o interesse e pior ainda, acredite que todos os livros são "chatos" e difíceis de entender.

Vale lembrar que a leitura é sempre bem vinda, seja ela de livros infantis, romances, ficções ou até mesmo revistas e histórias em quadrinhos. O importante é que o hábito não seja abandonado, e que o jovem possa sentir tudo aquilo que só a leitura pode proporcionar.

Embora afirmemos que a leitura deva ser incentivada pelos pais,  ela NUNCA deve ser obrigada ou forçada. É legal que o jovem tenha a leitura como um hobbie e não uma atividade massante imposta pelos pais!

Dadas as dicas da importância da leitura na infância, boa leitura!

Assuntos do Artigo:
  • Introdução sobre a importância da literatura na juventude

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.