Saúde e Bem Estar

Açafrão da Terra Controla Diabetes, Mata Mosquito Dengue

Açafrão da Terra Controla Diabetes, Mata Mosquito Dengue

açafrão-da-terra-benefíciosEstudos afirmam que o açafrão da terra, um pó amarelo usado como condimento na culinária tem um componente chamado curcumina com poderes terapêuticos, além de matar as larvas do mosquito da dengue.

A curcumina é um composto antioxidante encontrada em grande quantidade no açafrão da terra ou açafrão da índia ou ainda cúrcuma como também é conhecida a especiaria. De  cor amarelo intenso, o pó milagroso é usado para dar cor à mostarda e pratos culinários.

Confira abaixo os benefícios do açafrão da terra à saúde e como ela pode combater o mosquito da dengue.

Benefícios do açafrão da terra

No tratamento da diabetes, doença que atinge grande parte da população, com conseqüências graves à saúde se não tratada, o açafrão da terra age no controle da glicemia, evitando oscilações e descontrole dos níveis de açúcar no sangue, tão prejudicial à saúde. Estudos feitos com cobaias mostraram um resultado positivo em relação ao controle do diabetes e acreditam que a curcumina age no pâncreas favorecendo a liberação da insulina.

Além do controle da glicemia, o açafrão da terra, graças a seu poder antioxidante, atua no combate de doenças provenientes do diabetes, como problemas renais, doenças do coração, lesões na visão e nervosas. O pó amarelo é usado ainda no tratamento de artrite, problemas estomacais, inflamações.

A curcumina é vista como  responsável pela diminuição de casos de câncer de cólon em regiões onde o uso do açafrão da terra  é feito com freqüência, estudos buscam confirmar a suspeita.

Na prevenção da doença de Alzheimer, o açafrão da terra é agente ativo, apesar de ainda não estar concluído os estudos a respeito. A curcumina reduz a formação de amilóide, proteína abundante no cérebro de pessoas com a doença.

Açafrão da terra no combate da Dengue

A última novidade em relação ao condimento é que ele é capaz de matar as larvas do mosquito da dengue. Os estudos foram confirmados na Universidade de São Paulo em São Carlos, a USP e afirmam que ao entrar em contato com a curcumina, a larva do mosquito de dengue, o Aedes Aegypti morre, devido uma reação quando exposto a luz, causando a destruição do intestino da larva, matando-a. A morte é mais rápida quando exposta ao sol ou outra luz e mais lenta em lugares com pouca luz.

A dica é colocar o pó do açafrão da terra em lugares considerados propícios para a reprodução e aguardar algum tempo para que ela morra. O tempo estimado é de duas horas para locais com exposição direta ao sol e 24 horas para lugares com sombra. O combate da dengue com o açafrão da terra não prejudica a vida animal e nem ao meio ambiente. Trata-se de um informação importantíssima para o combate da dengue, já que os casos da doenças vem crescendo muito nos últimos dias. Esta informação foi divulgada no Jornal Hoje do dia 06 de março de 2015.

Cúrcuma para escovar os dentes

A última novidade sobre o açafrão da terra ou cúrcuma é seu poder embranquecedor de dentes, sendo usado para escovar os dentes, pois além de limpar os dentes, tem também ação antiséptica, antiinflamatória e antibiótica, e é livre de produtos químicos encontrados na pasta de dente que são prejudiciais à saúde.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • açafrao controla glicose
  • acafrao controla o diabete
  • açafrão da terra e bom contra diabete
  • açafrao diabetes

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.