Animais

Acidentes com Cães e Gatos: O que Fazer, Primeiro Socorro à Animal

Os animais de estimação são grandes companheiros e merecem muita atenção e cuidados dos donos. Embora muita gente pense que acidentes nunca acontecerão com o seu cãozinho ou gatinho, neste post nós separamos algumas dicas  de Socorro de Emergência à Animais de Estimação. Vale lembrar que essas dicas não substituem um atendimento especializado que deve ser realizado por um médico veterinário o mais rápido possível!

* Engasgo: quando tenta engolir alguma coisa que para em sua garganta o animal costuma gemer de dor e tossir ou babar e vomitar. Alguns batem na boca com a pata e a primeira coisa a fazer é tentar ajudá-lo a abrir a boca, mas com cuidado par não ser mordido.

Animais de médio e grande porte precisam ser imobilizados e sua boca deve ser vistoriada com um lanterna. Só intervenha se tiver certeza que o seu movimento não vai empurrar o objeto ainda mais para dentro. Animais de pequeno porte podem ser suspensos de cabeça para baixo e levar pequenos tapas nas costas. Caso o anima perca o pulso, faça um ressucitação cardio-pulmonar e procure o mais rápido possível em veterinário.

* Envenenamento: os sintomas são desorientação e inquietude, mas pode haver ainda tremores, desmaios, espasmos e ataques súbitos com vômitos e boca espumando. Quando isso acontecer você deve telefonar imediatamente para o veterinário e recolher tudo o que possa ajudar a descobrir a causa do envenenamento.

* Desmaio: tente acordaro animal dando pequenos tapas em suas costas e chamando pelo seu nome. Se ele não respirar tente a ressucitação e se preciso sopre seu focinho até seu tórax subir e puxe sua língua para fora.

* Feridas: as feridas devem ser limpas e estancadas o mais rápido possível. faça um curativo com gaze ou uma toalha e, se possível, deixe a átrea do ferimento suspensa para ajudar a diminuir o sangramento. Se o ferimento foi muito grande ou muito profundo é importante não perder tempo com curativos caseiros e procurar logo um veterinário. No caso de pequenos machucados basta fazer a higiene necessária e procurar atendiment especializado para que sejam receitados remédios.

Mas e você,  que achou das dicas? Foram úteis para você? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.