Alimentação

Açucar Branco é Bom ou Ruim à Saúde? Nós Precisamos Dele?

   

                Açucar branco é bom ou ruim para a nossa saúde? Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), o consumo diário do açucarde adição não pode ultrapassar10% das calorias de uma refeição.

              Nos alimentos industrializados o açúcar  incorporado leva o consumo desse ítem ao excesso, causando o aumento de calorias na alimentação levando a epidemia da obesidade. O refrigerante é considerado o principal vilão para as crianças nos Estados Unidos, pois por causa dele elas consomem o dobro do açucar recomendado. O resultado destes exageros, muitas vezes feitos inconscientes, é sempre amargo.

               Baseando-se na pirâmide alimentar o ideal é que se consuma diariamente uma porção de alimentos do grupo de açucares e doces, o que equivale a uma colher de sopa de açúcar, um copo de refrigerante ou uma fatia de bolo simples.

               Em 1970, William Dufty no livro “Sugar Blues” falando a respeito do que ele considerava droga, disse que o açucar branco refinado era destrutivo, viciava tanto como o álcool, heroína e outras “inas”. Disse que” o açucar está em tudo, no pão, cigarro, creme dental, em todas as conservas e remédios. Se você tem enxaqueca, insônia, cáries, angústia,a sindrome de Sugar Blues se apossou de sua vida”, escreveu.

                No século XVI um médico conhecido como Paracelso dizia que a diferença entre o remédio e o venenos está apenas na dose, o que nos sugere o equilibrio, tudo com moderação, o devido controle e equilibrio é aceitavel e faz bem.

 

 

                Nosso organismo precisa de glicose e não do açucar.A glicose é o principal conbustível para obtermos energiaque nosso corpo necessita diariamente, e esse açucar pode sre obtido a partir de uma alimentação balanceada com frutas, legumes, hortaliças e carboidratos(arroz, pães e macarrão, etc.) de preferência integrais.

                Muitos dizem que o que nos leva ao consumo excessivo de açúcares não é a fome, mas sim o fascínio pelo sabor adocicado, o que ingerido em excesso o torna um vilão.

                 O consumo exagerado do açúcar pode causar problemas digestivos, gases e constipação, estímulo excessivo do pâncreas, aumento no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, índices de colesterol mais elevados, cáries dentárias, principalmente em crianças, depósitos corporal de gordura, entre outros.

                  Não existe diferença entre o açúcar mascavo, cristal, orgânico e refinado. Todos eles têm as mesmas quantidades de calorias, e a mesma chance de engordar. O açúcar Branco é o resultado de um processo químico onde é retirado da garopa a sacarose branca e adiciona produtos quimicos como antiumectantes,clarificantes, precipitadores e conservantes. O açúcar Cristal não sofre esses processos e nem o mascavo. Já o açucar Light tem um diferencial, pois utiliza um adoçante não calórico em seu preparo, na proporção 50% . O açúcar orgânico é extraído da cana-de-açúcar, onde não é adicionado em seu plantio fertilizantes quimicos e adubos,  sue processo de industrialização é igual ao do açúcar cristal, sem cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados em produto refinado.  

 

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  • açucar
  • açucar mascado é bom ou ruim
  • diferença de açúcar bom e ruim

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