Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Acupuntura: Conheça História do Tratamento, seus Efeitos e Benefícios

O que é acupuntura

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Acupuntura é considerada um ramo da Medicina Chinesa e um tratamento complementar.

O nome do tratamento foi dado por um jesuíta europeu que ao retornar à China, adaptou os termos "Zhen" e "Jiu" com a junção das palavras "Acum" que significa agulha e "Punctum" que quer dizer picada. 

Como é feita a acupuntura

O procedimento é simples e tem um efeito terapêutico comprovado. Consiste na colocação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, considerados "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos". Através da estimulação neurológica, os efeitos podem ser sentidos em diversos locais e solucionar diversas situações. Segue um manuscrito chinês onde são mostrados os Acupontos do corpo humano:     

História da acupuntura

Em 1984, concluiu-se que muitos dos pontos de Acupuntura correspondem a locais de penetração das fibras nervosas. Destes, 309 pontos estão localizados sobre terminações nervosas e 286 pontos localizados sobre os principais vasos sanguíneos, rodeados pela inervação própria dos vasos sanguíneos. Alguns pontos de Acupuntura correspondem aos pontos gatilhos  que são pontos localizados na musculatura. Estes pontos são sensíveis ao toque e condicionam o surgimento de sintomas à distância. Um ano depois foi descoberto que o tratamento também estimulava fibras nervosas específicas.

 O que muita gente não sabe é que a Acupuntura não trabalha só com agulhas. Os Acupontos também podem ser estimulados pelos dedos, por um bastão de artemísia em brasa e até mesmo por laser, técnica nova que ainda está sendo testada.

A Acupuntura se divide em vários segmentos e abrange muitos ramos terapêuticos. Apesar de ser considerado um tratamento complementar, tem atraido cada vez mais pessoas interessadas em seus benefícios e seu poder medicinal.

Escreva seu comentário. 

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Acupuntura: Conheça História do Tratamento, seus Efeitos e Benefícios!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: