Alimentação

Adoçante – Tipos, Uso para Diabéticos e Dietas para Emagrecer

Adoçante – Tipos, Uso para Diabéticos, pré-diabéticos e Dietas para Emagrecer

como-usar-adoçante-Os adoçantes foram criados para pessoas com intolerância ao açúcar, os diabéticos e hoje são usados também para quem quer perder peso ou fazer dieta para emagrecer.

O adoçante pode ser de cana-de-açúcar, o sucralose; ou criado a partir de uma planta o Stévia; ou à base de petróleo; a sacarina; ou ainda o acesulfame; o aspartame e fenilalanina.

Estudos mostram que todos adoçantes são seguros à saúde e podem ser usados sem medo. Para quem quer emagrecer, a diferença de caloria entre o açúcar e o adoçante é grande, confira:

  • 1 colher de sopa de chá de açúcar tem em média 100 kcal.
  • 1 sachê de adoçante tem 20 kcal.

Quase todas as receitas feitas com açúcar podem ser feitas com adoçante e a diferença muitas vezes é imperceptível, no entanto, a diferença de calorias é grande e para as pessoas diabéticas o açúcar é proibido.

Para quem está fazendo dieta ou quer manter o peso, confira a diferença de caloria entre alimento preparados com açúcar e com adoçante:

  • Um porção de geléia de frutas com açúcar tem 70 kcal – com adoçante tem 25 kcal.
  • 1 taça de gelatina tem 67 kcal com açúcar – com adoçante tem 5 kcal.
  • 1 porção de achocolatado tem 80 kcal – achocolatado diet tem 37 kcal.

Mediantes estas informações fica claro que alimentos diet, são bem mais apropriados para pessoas com diabetes, pré-diabéticos e que querem emagrecer ou manter o peso.

Uso diário de adoçante recomendado

Segundo médicos especialistas o uso de adoçante diário deve se limitar a:

  • 4 a 6 sachês de 1 grama ao dia ou 9 a 10 gotas ao dia.

Vale lembrar que qualquer alimento diet contém o produto, o que nos obriga a ingerir uma quantidade maior, sendo necessário usá-lo  com moderação.

Os adoçantes variam entre um e outro na forma de adoçar.  A sucralose não deixa sabor amargo ao adoçar e adoça 600 vezes mais do que a sacarose. A sacarina adoça 500 vezes mais e o aspartame adoça 200 vezes mais.

A dica é ingerir alimentos in natura, sem adição de açúcar ou adoçante. Antes de iniciar uma dieta com o produto, procure orientações de uma nutricionista com relação a quantidade ideal.

Mulheres grávida devem evitar a sacarina. Pessoas que não tem problemas com a balança e nem são diabéticos não precisam se abster do açúcar, é só ingerir com moderação e cortar calorias diminuindo o consumo de massas, pães, bolachas e outras guloseimas que contém muitas calorias.

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