Horta e Jardinagem

Adubo com Grama Seca e Cascas ou Esterco Animal – Dicas Como Fazer

Adubo com Grama Seca e Cascas

Fazer adubo com grama e restos de vegetais é uma opção de adubagem saudável, simples de fazer e de baixo custo. Para adubar a terra, manter o solo fértil e obter um substrato rico em nutrientes para a agricultura caseira, o uso do adubo com grama seca, esterco e/ou restos de vegetais é uma dica ótima. A compostagem com reaproveitamento de cascas de vegtais, aparas de grama, esterco, e demais materiais usados é econômico, dispensa o uso de fertilizantes químicos, protege o meio ambiente e diminui o envio de materiais para aterros.

cultivo-de-almeirão-em-vasos

A horta ou o cultivo em pequenos espaços ou até em vasos de forma orgânica é uma forma de produzir hortaliças e frutas de alta qualidade e livre de agrotóxicos e contaminações prejudiciais à saúde. A compostagem é a técnica de decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal muito fácil de fazer, livre de contaminações que resulta no adubo ou substrato orgânico rico em nutrientes que podemos usar no cultivo familiar ou em grande escala. Veja como podemos preparar adubo com grama seca e cascas de vegetais.

compostagem-substrato-orgânico-caseiro-com-cascas-de-frutas-

Adubo com grama seca

Você vai precisar de aparas de grama, deixar secar, misturar com cascas de frutas e legumes, descarte de hortaliças, esterco bovino ou ovino, borra de café para evitar mau cheiro, cascas de ovos, cinza de madeira, serragem de madeira e colocar num buraco feito na terra e cobrir com terra. Uma parte de grama seca e qualquer um dos itens citados acima podem fazer parte de uma ótima compostagem orgânica que vai resultar em um excelente fertilizante, adubo ou substrato orgânico.

Adubo com grama seca e esterco

composto-orgânico-com-grama-e-estercoAcima temos como preparar compostagem com grama e esterco animal. Veja o passo a passo

1 – Juntar aparas de grama (6 porções).

2 – Deixar secar e em seguida misturar com esterco animal (1 porção) curtido no sol (não usar o esterco sem curtir nas plantas, pois vai queimar e matar a raíz). Junto com a grama seca e o esterco animal podemos acrescentar cascas de vegetais.

3 – Misturar muito bem e terá o adubo ou substrato pronto para o plantio.

Segundo estudos da Faculdade de Agroecologia da UFSCar, o resultado é excelente no plantio de vegetais em geral.

Entre na era de cultivar vegetais em pequenos espaços, vasos, jardineiras, fazendo hortas em apartamentos e produzindo vegetais orgânicos muito valiosos e nutritivos.

Escreva sua dúvida ou comentário sobre como fazer adubo com grama seca e restos de vegetais crus.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer adubo com grama
  • composto com grama
  • composto grama
  • grama e esterco

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.