Artes

Aldemir Martins – Artista Plástico, Desenhista, Escultor Brasileiro

Tudo sobre Aldemir Martins – Artista Plástico, Desenhista, Escultor Brasileiro

Vida e obras de Aldemir Martins

Aldemir Martins, Cearense nasceu em 8 de novembro de 1922 na cidade de Ingazeiras, interior do Ceará. Aldemir foi considerado um dos melhores desenhistas do mundo pela Bienal de Veneza de 1956.Artista polivalente e talentoso, além do desenho, trabalha com escultura, ilustração, pintura e cerâmica livremente. Sua marca registrada é a transgressão. Papel de carta, copos de requeijão, caixas de charuto, embalagens de sorvete e de sabonetes e embalagens de pizzas foram estampadas com sua obra como galos, gatos, peixes, cangaceiros, cores e rendeiras

  Morreu no dia 04 de fevereiro de 2006 aos 83 anos, em São Paulo, cidade que escolheu em 1946 para viver um dos mais respeitados artistas plásticos brasileiros. Sua carreira é marcada pelo premio de melhor desenhista da Bienal de São Paulo de 1955, láurea dividida com o colega Carybé. No ano seguinte, consagrou-se ao ser escolhido para receber o prêmio de melhor desenho da Bienal de Veneza de 1956. Um reconhecimento de um talento descoberto  nos tempos dos serviços militares (1941 a 1945), época em que foi promovido a Cabo Pintor, prêmio a quem vencesse o concurso de pintura de viaturas da corporação promovido pela Oficina de Material Bélico da 10ª Região Militar.

 Seu pai era um simples funcionário público e sua mãe uma dona de casa descendente dos índios tapuias. De infância pobre Aldemir viu no Exército uma oportunidades de inclusão social, como observou o crítico Jacob Klintowitz em seu livro “Aldemir Martins, O Viajante Amigo”.

Quando deixou o serviço militar já frequentava a cena das artes plásticas de Fortaleza. Antes de pegar o último pau de arara para o sul, Aldemir ajudou a criar o grupo ARTYS e a Sociedade Cearense de Artistas Plásticos junto com outros artistas como Mário Barata, Antonio Bandeira  e Joao Siqueira.

  Aldemir saiu do Ceará em 1945 para morar no Rio de Janeiro, mas ano seguinte mudou-se para São Paulo, onde se fixou de vez depois de uma breve passagem por Roma, de 1960 a 1961. Além de participar de um inúmeras de exposições, no Brasil e no exterior, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, em grau de cavaleiro. Suas obras estão expostas em museus e coleções privadas na França, Suíça, Itália, Alemanha, Polônia, México, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Chile e, claro, Brasil. Confira abaixo mais algumas das obras de Aldemir Martins.  

Obras de Aldemir Martins  

    Gostou das obras e vida de Aldemir Martins??? Deixe seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • obras de aldemir martins
  • aldemir martins
  • almir martins obras peixes
  • biografia de aldemir martins
  • pintores brasileiros
  • aldemir martins vida e obra

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Jacira Wanderley disse:

    Amei todas as obras, vamos trabalhar na Escola Risque e Rabisque Bahia. Não conhecia…Fui apresentada a este grande artista através da internet…Procurando por artistas brasileiros.

    Abraços e obrigado pela disponibilização deste material .

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.