Alimentação

Alface do Brejo – Crepe do Japão – Vitaminas e Benefícios do Mato Comestível

Alface do Brejo – Crepe do Japão

No jardim mal cuidado, que fica mais na sombra do que no sol, o alface do brejo ou crepe do Japão cresce viçoso, cheio de florezinha amarelo ouro e folhas verde brilhantes, quase que tomando todo o jardim, encobrindo o gramado sofrido pelo frio.

De sabor suave quando nova, a alface do brejo, barba de falcão ou crepe do Japão é um tipo de praga que chegou por aqui com plantas ornamentais e suas sementes levadas pelo vento tem espalhado a erva daninha, que nascem próximas uma as outras, forrando toda a área.

nutrientes-da-alface-do-brejo-crepe-do-japão-O crepe do Japão ou alface do brejo se desenvolvem bem em solo úmido e adubados, com pouco sol e mais sombra, gosta também de cantos de muros e paredes como este da foto abaixo.

Entre o muro de pedra miracema e um piso de cerâmica, num cantinho apertado nasceram estas duas mudas do crepe chinês, cresceram e floresceram lindamente. Não tirei, deixei ali como plantas decorativas, mimosas e delicadas como são, estão dando charme naqueles espaços que ocupam.

O crepe do Japão (Crepis japonica, youngia japonica (L.)) é da família das Asteraceae e são nativas do Sudeste da Ásia. Suas flores nascem, crescem e florescem próximo ao inverno.

nutrientes-do-alface-do-brejo-barba-de-falcão-

Benefícios e nutrientes da alface do brejo

Os nutrientes mais conhecidos da alface do brejo são vitaminas A, C, E, minerais como potássio, ferro, carotenóides, fibras e antioxidantes. Os nutrientes e benefícios do crepe do Japão são próximos aos nutrientes do dente de leão.

A alface do brejo é indicada para afecções na garganta por ser antibactericida, antiviral, combate alergias, purifica o sangue, combate diarreia, gazes, é diurético, combate afecções dos rins e fígado, vitilico, diabetes, hipertensão, combate acidose,  é antioxidante, combatendo radicais livres, o envelhecimento precoce, o câncer e doenças crônicas.

A melhor forma de consumir o crepe do Japão é in natura, uma forma de aproveitar melhor todos seus nutrientes e benefícios. Outra dica é colher antes de crescer o galho da florescência, o que deixa as folhas com leve amargo.

O alface do brejo, barba de falcão ou crepe do Japão pode ser usado em refogados, sopas ou sucos.

Escreva seu comentário sobre os benefícios e nutrientes da alface do brejo.

Assuntos do Artigo:
  • coxa de frango recheada frita
  • alface do brejo
  • crepe do Japão foto

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.