Show e Teatro

Alfredo Baeza: Jovem Morto em Teatro, Manifesto Noviembre

Alfredo Baeza – Jovem Morto em Teatro, Manifesto Noviembre 

.

noviembre Alfredo Baeza: Biografia do Jovem Morto em Teatro, Manifesto Noviembre

.Provavelmente você nunca ouviu falar em Alfredo Baeza ou nunca tinha ouvido até assistir o documentário “Noviembre“. O jovem de ideias revolucionárias e coragem para grandes ações teve uma vida curta e intensa e uma morte trágica, algo próprio dos verdadeiros artistas.

Nascido numa família de classe média pobre Alfredo Baeza sempre muito ligado ao único irmão que sofria de uma doença que fazia com que vivesse praticamente em estado vegetativo. Desde pequeno fazia marionetes para ele e dedicava boa parte de sua vida aos seus cuidados.

Com seus vinte e poucos anos Alfredo mudou-se para Madrid onde iniciou um curso tradicional deTeatro. Não satisfeito com os métodos ensinados e após se desentender com um professor, saiu do curso e junto com alguns amigos resolveu passar a se apresentar nas ruas.

alfredo baeza Alfredo Baeza: Biografia do Jovem Morto em Teatro, Manifesto Noviembre
Óscar Jaenada e Ingrid Rubio como Alfredo e Lucia

Era o início do Manifesto Noviembre, grupo que fazia apresentações gratuitas em espaços públicos como as ruas, os trens e as calçadas. Todos os integrantes seguiam a risca alguns mandamentos, dentre eles o de nunca se apresentarem em lugares fechados ou como profissionais.

Além de não aceitarem patrocínio de orgãos governamentais ou privados, eles gostavam de supreender o público fazendo com que ele participasse de suas apresentações. Tudo isso resultou em muitas confusões com a policia. Seus materiais foram apreendidos e eles foram proibidos de realizar seus projetos em diversos lugares.

Um dos casos mais graves ocorreu com uma performance que simulava um atentado. A ação acabou mobilizando policiais médicos e depois que foi descoberto que tratava-se de teatro eles foram acusados de apologia ao terrorismo. Com isso veio a proibição de se apresentar nas ruas e o grupo começou a mostrar-se frágil.

alfredo baeza morte Alfredo Baeza: Biografia do Jovem Morto em Teatro, Manifesto Noviembre
Cena da morte de Baeza no documentário

Neste período sem apresentações o grupo foi convidado por um produtor para uma turnê como profissionais. Após muita discussão eles aceitaram a proposta, infringindo um dos mandamentos. A partir de então muitos acusaram Alfredo de se afastar da filosofia do grupo e ceder ao teatro comercial.

Logo na primeira apresentação houve uma grande confusão e como o irmão de Alfredo havia piorado, o grupo acabou se separando. Um tempo depois o criador do Manifesto Noviembre reuniu o grupo novamente com uma ideia nova, eles iam fazer uma performance durante uma peça no Teatro Nacional da Espanha.

O plano foi todo elaborado mas um infortúnio transformou o que era para ser um protesto numa tragédia. Numa terrível coincidência o presidente assistia a peça e sem saber, Alfredo resolver sacar uma arma de brinquedo durante seu discurso. Num movimento rápido um dos seguranças do presidente assassinou com um tiro aquele que queria mudar o mundo.

.Alfredo Baeza deixou uma filha pequena e ama companheira que também fazia parte do Noviembre. Sua história continua servindo de inspiração para jovens do mundo todo que não se contentam com o que é imposto pela sociedade e sonham com a verdadeira liberdade artística.

Escreva seu comentário sobre Alfredo Baeza.

Trata-se de um  Falso documentário retrospectivo, um documentário fictício.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Ao assistir o filme, num programa de TV, lembrei de numerosos elos entre a história de Alfredo Beaza e a de outros tantos jovens que acreditam na liberdade sem limites.
    Permeado de beleza, poesia e muitos desafios, o grupo NOVIEMBRE não consegue amadurecer e incluir as regras de convivencia social dentro dos conceitos de liberdade.
    Muito bom documentário.

  2. Juliana disse:

    Alfredo Baeza é um personagem ficcional!!! claro que isso não impede de ser uma bela história e filme inspirador, mas não existiram de fato!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.