Horta e Jardinagem

Alho Silvestre ou Alho Bravo – Tudo Sobre Mato Comestível, Chá contra Vermes

Alho Silvestre ou Alho Bravo

Lindas, perfumadas, as flores brancas com listras roxinhas que recebia das mãozinhas pequeninas dos meus filhos queridos quando eram crianças, era uma forma de carinho e fez parte da infância deles, já que no jardim da frente de casa nasciam muitas flores destas. Do que estamos falando? Mais tarde fui descobrir que eram um tipo de erva daninha, um mato condimento, que lembra o alho, um alho silvestre (Nothoscordum gracile) e já foi muito usado por viajantes para temperar seus alimentos.

Erva que nasce espontâneamente em jardins, hortas, parques, pastagens e que pode ser usada como condimento, é um mato comestível conhecido como alho silvestre ou cebolinha de perdiz, que tem bulbos com aroma de alho. Da família das Alliaceas, o mato comestível conhecido como alho silvestre, além dos bulbos com cheiro de alho, tem folhas finas que também são usadas como condimento.

tudo-sobre-flor-de-alho-silvestre-alho-bravo-

O alho silvestre também é conhecido como alho bravo, cebolinha cheirosa ou de perdiz, alho de cheiro, lágrima de virgem, alho nativo, alho sem mau cheiro. A erva daninha pode ser alimento, tanto os bulbos como as folhas de sabor suave podem ser usadas em receitas culinárias. As flores minúsculas exalam um cheiro agradável e são comestíveis.

folhas-e-bulbo-do-alho-silvestre-remédio-caseiroO bulbo da cebolinha cheirosa ou alho silvestre é usado em forma de chá para combater vermes. A dica é ferver uma porção de bulbos com água, esperar amornar e beber em seguida. Para colher a dica é pegar uma ferramenta de jardim com ponta para cavocar fundo a terra e retirar os bulbos sem separá-lo das folhas delicadas, finas e longas.

O cultivo do alho silvestre se dá naturalmente pelas sementes escuras e pequenas e pelo bulbo. A erva é nativa da América do Sul.

Escreva seu comentário e experiência com a erva comestível, o alho silvestre.

Assuntos do Artigo:
  • alho silvestre
  • cebolinha de perdiz

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.