Mamãe, Bebê e Criança

Grávidas: Dieta ideal, Saudável para Gestante, Vitaminas

Alimentação ideal para as grávidas, importância e dicas de alimentos com vitaminas para uma dieta ideal na gestação.

dieta-gravida

Engravidar é o sonho da maioria das mulheres, mas é preciso saber que para que o bebê cresça saudável e a futura mamãe também fique saudável é fundamental ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas e um acompanhamento médico pré-natal.

Uma dieta rica em cálcio, ácido fólico vai atuar no desenvolvimento da criança e o nascimento de um bebê perfeito e cheio de saúde. A responsabilidade da boa alimentação  da mãe vai resultar numa gravidez, parto e nascimento em boas condições de saúde.

Para quem pode usufruir dos cuidados de uma nutricionista é ainda melhor, verificando as deficiências da mãe na alimentação e recomendando a dieta ideal para a gestante para uma formação perfeita do feto.

É nos primeiros três meses de gravidez que o feto desenvolve o sistema nervoso, sendo necessária a administração do ácido fólico, ômega-3 e ácidos graxos através de vitaminas e na alimentação, evitando má formação do tubo neural e garantindo o desenvolvimento normal do cérebro da criança.

Ficou bem claro que durante toda a gravidez é necessário evitar alimentos gordurosos, excesso de doces, evitar bebidas alcoólicas, o fumo e manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, principalmente o leite e seus derivados. Uma boa alimentação vai evitar problemas e complicações com a mamãe e o bebê e o aumento exagerado de peso da mulher, possibilitando após o nascimento da criança a volta do peso  e forma ideal.

Dieta ideal para grávidas

O Ferro pode ser encontrado em carnes, fígados, ovos, feijões e verduras. O Ácido Fólico é encontrado em vegetais verde escuros como o espinafre, couve e brócolis; os cereais e frutas cítricas também. A Vitamina C é mais encontrado em frutas como o kiwi, morango, laranja, abacaxi e também nas hortaliças como o brócolis, pimentão, tomate, couve-flor, entre outros.

O B6 é encontrado no milho, fígado, franco, peixe, leite e derivados. O Magnésio está nas nozes, cacau, soja, frutos do mar, feijões e ervilhas. O Cálcio em leites e derivados, bebidas de soja, gema de ovo e cereais integrais. A Vitamina D em leites enriquecidos, ovos, fígado e manteiga; O banho de sol é preciso para absorver a vitamina e auxiliar na fixação de cálcio nos ossos.

Os Carboidratos, Proteínas e os Lipídeos são responsáveis pela energia do bebê, para construir, manter e renovar os tecidos da mamãe e as gorduras dos Lipídeos auxilia na formação do sistema nervoso central do feto, mas deve ser consumido com moderação sob orientaçãonutricional.

Não esqueça que o acompanhamento no medico no pré-natal é essencial.

Gostou? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.