Alimentação

Alimentação Infantil: Como Ensinar Bons Hábitos Alimentares à Criança

Alimentação Infantil: Como Ensinar Bons Hábitos Alimentares à Criança

alimentação-infantil-educação-bons-hábitos-alimentarA dificuldade que muitos pais enfrentam para alimentar seus filhos muitas vezes é complicada e se arrasta por anos a fio, chegando a adolescência e algumas vezes a vida adulta.

O que muitos pais não observam é que não dão exemplo de boa alimentação aos pequenos, não cultivando bons hábitos alimentares. Para que nossos filhos aprendam a comer bem, é preciso que cresçam vendo alimentos saudáveis à mesa, o hábito alimentar da família influência diretamente na formação do paladar da criança.

Cuidados com a alimentação infantil

É preciso que os pais e a casa tenha ambiente saudável, e que seus filhos vejam alimentos saudáveis à mesa desde cedo, e acostumem sem excesso de guloseimas, alimento gordurosos e calóricos.

Os pais devem desde cedo estabelecer horários para as refeições e reunir a família ou comer junto com os filhos. Famílias que não se preocupam com um alimentação equilibrada e saudável, terão com certeza filhos com dificuldade para a aceitação de verduras, legumes e outros alimentos indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

A formação do paladar da criança se dá desde cedo em casa, mães que se limitam a servir papinhas compradas prontas e levar seus filhos se alimentarem em fast food ou oferecer excesso de doces, balas, chocolate e alimentos industrializados, por falta de tempo de cozinhar ou falta de interesse e ainda por não gostarem de alimentos saudáveis são responsáveis pela má alimentação infantil.

Portanto, se tem filhos pequenos, ou está grávida e se preocupa com a saúde do seus filhos, mude seus hábitos alimentares, passe a comprar mais frutas, verduras, carnes, queijos branco, peixes, feijões, sementes e trabalhe nos seus filhos o gosto por alimentos saudáveis.

Oferecer sucos com laranja e beterraba, cenoura ou frutas é um bom começo. Colocar uma cenoura no arroz ou no cozimento da carne, fazer legumes refogados e saladas de folhas e ir introduzindo aos poucos na alimentação infantil vai fazer que seu filho adquira bons hábitos alimentares. Pratos decorados como o exemplo da foto, incentiva as crianças a comer, a apresentação do prato é fundamental.

Nada de exageros e uma vez por semana seu filho pode comer algo que goste, e sair fora do cardápio principal, porém, nos outros dias incentive-o a comer de 3 a 5 frutas, ao dia, arroz e feijão e salada antes das refeições.

Evite refrigerantes, frituras, gorduras, guloseimas doces, bolachas recheadas, principalmente como prêmio ou recompensa e procure formar o paladar do seu filho aos poucos e sem forçar, com alimentos saudáveis.

Estabelecer limites e orientar os pequenos é obrigação dos pais, controle o tempo que seus filhos ficam no computador ou na televisão e leve-os para praticar atividades físicas e esportes.

Verifique também o peso do seu filho caso ele esteja acima do peso, criando uma dieta especial em sua alimentação infantil.

Escreva seu comentário sobre alimentação infantil.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.