Alimentação

Alimentação para Menopausa Alimentos para Comer ou Evitar

Tudo sobre alimentação para Menopausa. Confira aqui no blog Essas e Outras alimentos para Comer ou para Evitar.

Um dos aliados mais importantes da mulher para aliviar os sintomas da menopausa é uma boa alimentação. A alimentação ideal faz toda a diferença nesta fase complicada em que os níveis dos hormônios femininos caem significativamente trazendo várias consequências na vida da mulher.

Sintomas da menopausa

Toda mulher passa pelo climatério, fase que antecede a menopausa, onde começam os primeiros sintomas da menopausa, com aumento do peso mais fácil, pele seca e mais flácida, cabelos sem brilho e com queda, suor e calor excessivo, irritabilidade, depressão, perda muscular e perda da densidade óssea. Nesta fase a mulher menstrua com menos freqüência, podendo ser a menstruação rara ou com hemorragias.

Tratamento para menopausa

O tratamento para menopausa feito com reposição hormonal tem efeitos positivos na mulher, amenizando e até anulando os sintomas, porém, algumas mulheres não podem fazer a reposição hormonal com medicamentos oral, creme, adesivos ou gel por terem problemas de saúde como doenças graves do fígado, ter sofrido derrame cerebral ou enfarto, ter histórico de câncer de mama ou do endométrio. Para estas mulheres, o recomendado é usar colágeno com cálcio para amenizar a flacidez da pele do rosto e do corpo, chás e remédios caseiros e fazer uma alimentação para menopausa.

Sabemos que a dieta equilibrada e saudável é indicada em qualquer época da vida, mas na menopausa, mesmo as mulheres que fazem reposição hormonal medicamentosa devem optar por alimentos que ajudam melhorar os sintomas da menopausa. Confira abaixo dicas de alimentos que contêm fito estrógeno, progesterona e alimentos que atuam benéficamente nos citados acima, tendo então uma alimentação para menopausa.

Alimentação para menopausa

O que devemos evitar na menopausa

 – alimentação-para-menopausa-com-estrógenos-Alimentos gordurosos, frituras.

 – Alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas.

 – Excesso de açúcar e doces.

 – Excesso de sal e embutidos.

 – Massas, café, bebidas com cafeína como chá mate e chocolate.

 – Alimentos condimentados e apimentados.

 – Refrigerantes e bebidas alcoólicas.

O que devemos comer na menopausa

 – Frutas, de preferência as cítricas, ricas em vitamina A, C e E que atuam no sistema imunológico, na pele e tem funções antioxidantes.

 – Verduras de folhas verdes escuras e legumes coloridos.

 – Aveia, sementes como linhaça dourada, quinoa, chia, ricos em fibras e gorduras boas.

 – Pães e massas integrais e com moderação, diminuindo a quantidade de carboidratos para manter ou perder peso.

 – Leite e derivados e alimentos ricos em cálcio que vão fortalecer os ossos.

 – Frutas secas são fitoestrógenos, assim como a linhaça, a semente de gergelim, grão de bico, ervilhas, feijão, soja, broto de alfafa. Inhame selvagem é rico em progesterona, hormônio que também diminui na menopausa, portanto, são alimentação para menopausa.

 – Carne magra (duas porções na semana) e mais ave e peixe como salmão, atum, sardinha e cavalinha.

 – Soja e derivados de soja como tofu, leite de soja, etc.

 – Faça uso de azeite e limão nas saladas e alimentos.

 – Dê preferência aos alimentos light e diet.

 – Coma mais grelhados e assados.

 – Prefira os alimentos orgânicos.

DICAS

Beber dois litros de água ao dia é uma das indicações no tratamento hormonal feminino.

Durma de sete a oito horas por noite. Evite o fumo e faça visitas periódicas ao médico para verificar as taxas hormonais através de exames laboratoriais.

Ervas para tratar sintomas da menopausa

Muitas ervas são aliadas no climatério e menopausa, acalmando ou repondo naturalmente os hormônios feminino sem contra-indicações. A camomila, a hortelã e a erva-cidreira ou melissa acalmam, melhorar o sono. O cohosh preto, o chá de folha de amora, o Dong Quai, ginseng, o trevo cheiroso, pimenteiro silvestre, ginko biloba, erva de São Cristovão, a tília, salsaparrilha, trevo cheiroso, alcaçuz, feno-grego, são ervas e raízes que melhoram a libido, a disposição e demais sintomas da menopausa.

Alguns remédios caseiros ajudam que esta fase passe pela vida da mulher sem grandes conseqüências negativas. Atividades físicas como musculação, exercícios aeróbicos entre outros são recomendados as mulheres nesta fase.

Escreva seu comentário e dicas de alimentação para menopausa.

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