Alimentação

Alimentação Saudável para Diabéticos – Cuidados com o Que Comer

Alimentação saudável para diabéticos

A alimentação saudável é um dos cuidados fundamentais que o diabético deve ter ao longo da vida. Para manter os níveis de glicose no sangue controlada é preciso fazer uma terapia nutricional, uma reeducação alimentar capaz de manter os níveis de açúcar do sangue controlado.

Todo o cuidado com a alimentação saudável para diabéticos favorece a longevidade destas pessoas, evitando complicações causadas pela doença. Veja porque devemos comer corretamente, como a alimentação saudável pode ajudar nosso corpo sofrer menos consequências da diabetes, tanto a tipo 1 como a do tipo 2, mais comum em adultos.

alimentação-ideal-para-quem-tem-diabetesDicas de alimentação saudável para diabéticos

 – O primeiro alerta para diabéticos é evitar açúcares, sabendo que ele está em quase tudo que ingerimos, o que deve ser investigado antes de comer.

 – Fazer várias refeições fracionadas, ou seja, comer de três em três horas em porções menores e dieta equilibrada.

 – Ter horários estabelecidos para as refeições.

 – Como a hipertensão é uma consequência da diabetes, ao recomendado é evitar o consumo exagerado de sal, presente em grande quantidade nos salgadinhos, embutidos, conservas. A dica é usar pitadas de sal (evitar colher para salgar os alimentos), evitar alimentos industrializados com excesso de sal e preferir temperos caseiros e naturais, evitando os preparos prontos para temperar receitas.

 – Preferir alimentos integrais, ricos em fibras, ótimo para ajudar eliminar o açúcar e a gordura do sangue. Consuma pães integrais, arroz integral, frutas com casca e bagaço, verduras, legumes e feijões.

 – Evitar frituras e alimentos gordurosos, escolha para sua dieta as versões light, leite e derivados desnatados, use pouco óleo e prefira os vegetais.

 – Fazer dieta equilibrada e colorida, consuma frutas vermelhas, verduras de folhas verde escuras e amarelo forte.

 – Beba bastante água e chás ao dia, o que favorece a filtragem nos rins prevenindo problemas renais e a eliminação do açúcar, sal e toxinas do nosso corpo. Veja os chás indicados para diabéticos.

 – Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde principalmente para pessoas com diabetes, além de anular o efeito dos remédios. Evite bebidas alcoólicas.

 – Fazer um controle de peso, com alimentação saudável e equilibrada.

É importante não esquecer que além da alimentação saudável, para controlar os níveis de açúcar no sangue é preciso controlar corretamente a medicação indicada pelo médico endocrinologista, que pode ser oral ou injetável e praticar atividades físicas regularmente.

Carambola é uma fruta que deve ser evitada por quem tem problemas renais, pois ela contém uma substância que faz mal.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.