Alimentação

Alimentos Alcalinos e Ácidos – PH e Benefícios à Saúde

Alimentos Alcalinos e Ácidos – PH e Benefícios à Saúde

Para que nosso organismo tenha um equilíbrio em relação ao PH do sangue, é necessário que nossa dieta seja rica em alimento alcalinos e pobre em alimentos ácidos.

Uma alimentação baseada em alimentos alcalinos pode curar doenças como o diabetes tipo 2, prevenir doenças crônicas, desintoxicar o corpo, combater alguns tipos de câncer, previnir o envelhecimento precoce e fazer emagrecer.

Ricos em fibras e nutrientes, uma dieta alcalina representa mais saúde e perda de peso. Uma pessoa saudável deve fazer uma alimentação com em média 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos. Já uma pessoa com problemas de saúde, a dica para combater as doenças é ingerir em média 80% de alimentos alcalinos e somente 20% de alimentos ácidos.

O equilíbrio do PH do sangue está ligado ao tipo de alimentação que temos. O PH ácido é 0, o neutro é 7 e o PH alcalino 14. Separamos para você uma lista de alimentos alcalinos, os recomendados para melhorar nossa saúde e aumentar a expectativa de vida. Eles são mais saudáveis e divididos em mais alcalinos, médio alcalinos e menos alcalinos, confira abaixo.

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Alimentos alcalinos em potencial

  • Grama de trigo
  • Brotos de sementes (todas)
  • Broto de soja
  • Cavalinha
  • Grama de kanut
  • Repolho crespo
  • Dente de leão
  • Jicama
  • Pepino fresco
  • grama de cevada
  • grama e alfafa
  • Rabanete preto
  • Soja seca ou molhada
  • Lecitina de soja pura.

Alimentos alcalinos em média proporção

  • Abacate
  • Tomate
  • Soja granulada (cozida e triturada)
  • Fava – Belém
  • Grãos de soja frescos
  • Feijão branco
  • Beterraba fresca
  • Rabanete
  • Alfafa
  • Repolho fresco
  • Pimenta cayena
  • Aipo
  • Coentro
  • Chicória fresca
  • Feijão verde
  • Alho
  • Gengibre
  • Orégano
  • Azeda
  • Espinafre.

Alimentos menos alcalinos

  • alimentos-alcalinos-e-ácidos-benefícios-a-saúde-ph-11Abobrinha italiana
  • Repolho
  • Agrião
  • Tomate cru
  • Algas marinhas
  • Repolho roxo
  • Cebola crua
  • Abóbora crua
  • Pimentas
  • Ervilha fresca madura
  • Mostarda castanha
  • Alface
  • Alho por
  • Raiz forte
  • Repolho roxo
  • Ginsém
  • Cebolinha
  • couve-flor
  • Couve de Bruxelas
  • Couve
  • Pimentão
  • Manjericão
  • Berinjela
  • Alcachofra
  • Semente de sésamo
  • Erva-doce
  • Cominho
  • Inhame
  • Nabo
  • Batata
  • Pinhão
  • Creme de amêndoa
  • Geleia real
  • Pólen de abelha
  • Tofu
  • Farnha de soja
  • Lentilhas
  • Kamut
  • Limão
  • Figo cru/seco
  • Coco fresco
  • Cereja
  • Banana verde
  • Óleo de sesamo
  • Azeite de oliva
  • Óleo de linhaça
  • Óleo de prímula
  •  Óleo de coco
  • Água
  • Chá verde (ervas)
  • Manteiga.

Oa alimentos ácidos devem ser ingeridos com moderação, e correspondem aos alimentos industrializados, as bebidas alcoólicas, excesso de carne vermelha, açúcares, gorduras, café, fritura, refrigerantes.

Procure acrescentar na sua dieta mais alimentos alcalinos e menos alimentos ácidos. Em caso de problemas de saúde, o recomendado é buscar orientações de um médico especialista e de um nutricionista.

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