Alimentação

Alimentos Coloridos: Benefícios, Funções para Saúde, Onde Encontrar

Alimento coloridos – Porque devemos comer um prato colorido? Que diferença faz a cor dos alimentos?

alimentos-coloridos- benefícios e funçõesAlimento coloridos – Nutricionista e médicos especialistas em dieta ideal para o bom funcionamento do nosso corpo indicam sempre a variedades de cores nos alimentos, porque?

Uma dieta equilibrada deve ser colorida, os nutrientes estão representados pela pigmentação dos alimentos, que contém propriedades preventivas de doenças e vitaminas específicas.

Devemos fazer todo dia uma refeição colorida e assim teremos um prato balanceado, que colabora com nossa dieta para manter o peso e até emagrecer e contribui para vivermos de forma saudável, com energia e prevenindo doenças.

 Alimento coloridos na cor amarelo, o verde escuro, o vermelho forte da beterraba ou o vermelho do tomate, são cores que não devem faltar nas nossas refeições diária.

Confira abaixo uma relação de Alimento coloridos, cores dos alimentos, onde encontrar e os benefícios que trazem a nossa saúde:

  • Alimentos vermelhos: são ricos em licopeno, antioxidante celular, faz dimuir o risco do AVC e são indicados contra depressão e cansaço. Estão presentes no tomate, pimenta, pimentão vermelho, cereja, melancia, rabanete, goiaba, morango entre outros.
  • Alimentos amarelos e alaranjados: são ricos em betacaroteno, importante na manutenção dos tecidos, visão noturna e imunidade, regenerador, ótimo bronzeador da pele. Além de serem ricos em Vitamina C. Os alimentos de cor amarelos e alaranjados são o melão, mamão, cenoura, batata-doce, abóbora, manga, nectarina, pêssego, entre outros.
  • Alimentos verdes: resultante da clorofila, uma excelente fonte de energia e age como desintoxidante e contra os radicais livres, ricos também, em fibras, cálcio, fósforo, ácido fólico e ferro.O brócolis, espinafre, couve, escarola, agrião, almeirão, entre outros são eles.
  • Alimentos roxos e pretos: são ricos em ferro e Vitamina B1, ajudam o sistema cardiovascular e a retardar o envelhecimento. Trabalham na manutenção do bom funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso. Alimentos como repolho roxo, beringela, alface roxa, cebola roxa, feijão preto, entre outros são indicados.
  • Alimentos brancos:  são ricos em flavina, potássio e cálcio atuam na manutenção de dentes e ossos, metabolismo e funcionamento do sistema nervoso e músculo. Os alimentos indicados são o nabo, couve-flor, batata, cebola, alho, banana, entre outros.
  • Alimentos marrons:  são ricos em fibras, ajudam no funcionamento do intestino, combate ao mau colesterol, câncer e diabete. Possuem também efeitos antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatador. Nas castanhas, nozes, arroz integral, sementes, entre outros aliemntos, encontramos as vitaminas "marrons".

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  • funços do alimentos coloridos

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