Alimentação

Alimentos com Substâncias Tóxicas – Informações dos Perigos Causados

Alimentos com Substâncias Tóxicas

Alguns vegetais contêm substâncias tóxicas consideradas perigosas à saúde e que podem causar mal estar e sintomas que muitas vezes não são relacionados à verdadeira causa. São ácidos como o oxálico e o fítico do espinafre, substâncias como o glicosídeos cianogênicos entre outras que podem ser fatais se consumidas em grandes quantidades.

substâncias-tóxicas-do-espinafre

Espinafre e Substâncias Tóxicas

Substâncias como o ácido oxálico e ácido fítico em excesso causam tremores, emagrecimento, hemorragias, disfunção renal e diminui a absorção dos minerais como o ferro e o cálcio. No espinafre também é encontrado nitrato, tóxico quando ingerido em grandes quantidades.

Sementes da Ameixa, maçã e substâncias tóxicas

O pêssego, a ameixa, a maçã, a cereja são frutas que em suas sementes existe o Glicosídeos cianogênicos, substância que ao reagir leva ao cianeto de hidrogênio, que metabolizado pelo corpo humano é letal. Ao comer uma destas frutas e a semente quebrar, o sabor amargo e amendoado sentido é sabor do Glicosídeos cianogênicos.

substâncias-tóxicas-nas-sementes-de-pêssego-ameixa

Os sintomas da ingestão do Glicosídeos cianogênicos são vômito, vertigem, dor de cabeça, confusão e até insuficiência renal, podendo ser fatal. O perigo está no excesso de consumo, como mastigar e engolir muitas sementes de maçã de uma vez e mais do que três sementes de pêssego como condimento.

Batata e as substâncias tóxicas

Na batata, alimento muito consumido e apreciado, contém sonalina, uma substância tóxina natural que defende o vegetal de ataques de insetos e fungos.  O glicoalcaloides ou sonalina é venenosa e pode ter consequências graves se ingerida em doses altas. Os efeitos da solanina pode se manifestar após a ingestão de em média 70 batatas em uma mesma refeição levando a problemas gastrointestinais, a paralisia, alucinações e até ser fatal.

Evitar batatas esverdeadas, brotando, com danos ou estragadas, que são as batatas com mais concentração da substância tóxica. Cuidados como deixar as batatas em lugar escuro e fresco ajudam prevenir a solanina. O cozimento não altera a solanina do vegetal.

A solanina também é encontrada na berinjela e no tomate em menor quantidade.

Canela e substâncias tóxicas

Na canela vinda da China e Indonésia, com custo inferior do que a canela trazida a Europa Ocidental e Estados Unidos, contém cumarina, uma substância tóxica que pode causar problemas no fígado. Já a canela do Ceilão, com casca fina, diferente da canela enrolada e de casca grossa da China e Indonésia, tem menor quantidade de cumarina.

substâncias-tóxicas-das-leguminosas-

Leguminosas e substâncias tóxicas

Ervilha, lentilha, feijões, grão de bico, amendoim, soja são alimentos muito importantes na dieta equilibrada e saudável, fornecendo as proteínas, o ferro, fibras, ácido fólico, antioxidantes, manganês, magnésio, açúcar, saciedade, energia, mas, neles encontramos as lectinas, que por não serem processadas pelo sistema digestivo causam diarreia, inchaço, vômito, prisão de ventre, enfim, a síndrome do intestino irritável. Alergias, diabetes tipo 2, esclerose múltipla, artrite, dor e úlcera abdominal.

Hortaliças e substâncias tóxicas

Na couve, rabanete, espinafre, repolho, cenoura, alface, beterraba, salsa e aipo têm mais nitratos provenientes dos fertilizantes e a água da rega, que em pequenas quantidades são aliados da saúde humana, prevenindo doenças do coração e o câncer, mas se ingerido em grandes quantidades podem causar problemas em crianças e adultos por ser tóxico.

Escreva seu comentário sobre os alimentos e as substâncias tóxicas neles encontradas.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.