Alimentação

Alimentos Indicados e Proibidos em Caso de Hemorragia

Hemorragia

Hemorragia é a perda de sangue por rompimento de vasos, pode ter causas variadas e ser interna e externa. A hemorragia pode ser fatal e uma pessoa com perda excessiva de sangue deve ser socorrida o mais rápido possível e diagnosticada por um médico especialista, no caso o médico hematologista.

Perda de sangue simples como a gengival, no nariz, na urina e fezes, excesso de menstruação, corte que não para de sangrar podem ser sinais hemorrágicos relacionados a doenças graves e plaquetas baixas. Procure orientação médica em qualquer um desses casos.

alimentos-que-evitam-ou-provocam-hemorragia-

A alimentação saudável tem função de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. No caso de pessoas com tendência a ter hemorragia, alguns alimentos podem favorecer o quadro hemorrágico e outros evitar. Confira abaixo o que comer e o que evitar mediante a situação de risco.

Alimentos que pioram a hemorragia

Alguns alimentos contêm uma substância chamada de salicilatos que retarda o processo de coagulação podendo piorar o quadro hemorrágico. Entre eles temos frutas como o morango, a uva, a ameixa in natura, o pêssego, a tangerina ou mexerica, a maçã, abricó, nectarina, hortaliças como o pepino, o tomate, a pimenta, a batata e as castanhas em geral. (Dados da Associação Brasileira de Nutrição, a Asbran).

O gengibre, a cebola e o alho, embora não tenha salicilatos, podem atrasar a coagulação sanguínea, com ação antitrombótica, sendo contra-indicadas em casos de hemorragias e plaquetas baixas. (Informações da infectologista da Universidade Federal de São Carlos, Vólia Almeida).

Alimentos que evitam hemorragia

Todas as verduras com folhas escuras como o agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula e frutas como acerola, abacaxi, laranja e caju são indicadas em caso de hemorragias. Carnes magras, sucos com frutas ricas em vitamina C e hortaliças cruas, caldos e água também ajudam evitar hemorragias e melhorar a saúde.

Outro fator importante é manter-se hidratado, bebendo de 3 a 5 litros de líquido ao dia, entre água, sucos diluídos, sopas e caldos.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • alimentos que evitam hemorragia
  • alimentos que combatem o sangramento
  • hemorragia perda de sangue qual fruta evita

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.