Alimentação

Alimentos para Ativar a Memória – Cuidados na Alimentação para Evitar Esquecimentos

Alimentos para Ativar a Memória

A sua memória está falhando, está esquecendo coisas corriqueiras, vai pegar algo e esquece o que foi fazer no meio do caminho? Tudo isso pode acontecer com o passar dos anos, e lutar para preservar a memória é muito importante e não devemos descuidar. Ler regularmente, praticar atividades físicas, viver socialmente e ter boa alimentação são fatores que podem mudar sua história.

Uma dieta equilibrada, com nutrientes balanceados, exames para detectar qual nutriente está faltando na dieta é fundamental para manter a boa memória. Confira os alimentos mais importantes para melhorar a memória, são alimentos indicados para o cérebro, que devem ser ingeridos a vida toda e principalmente por pessoas idosas ou que estão com dificuldade e problemas de memorização.

Alimentos para Memória

Uma dieta rica em frutas, verduras, proteínas, castanhas e nozes, grãos integrais, feijões e grãos, peixes e vinho tinto com moderação, alimentos ricos em ômega 3  são importantes na dieta para fortalecer a memória. Veja como alguns destes alimentos podem ajudar na concentração e combater o esquecimento.

Sementes como linhaça e quinoa

Linhaça – rica em ômega 3, a linhaça além de prevenir o câncer, doenças do coração, doenças inflamatórias, ajudar emagrecer, combater o colestrol alto, o excesso de açúcar no sangue, melhorar a pele e os cabelos, aumentar a imunidade, melhorar o intestino e ajudar tratar o sistema digestivo, tem ação contra a falta de memória, ajudando  atuando no sistema nervoso e cérebro. O indicado é 2 colheres das de sopa de sementes ao dia.

Quinua – a quinua ou quinoa é rica em Ômega 3 e 6, vitaminas A, do complexo B e C, fibras, fonte d eproteínas, minerais  como ferro, cálcio, magnésio, zinco potássio e fósforo, a semente tem ação benéfica em dietas para emagrecer,  no combate dos radicais livres por ser antioxidante, melhora os níveis do colesterol, da glicose no sangue, previne e combate anemia , dá saciedade ajudando emagrecer e fortalece os ossos, dentes e cabelos. Junto com todos estes efeitos benéficos para saúde temos a quinua como uma ótima aliada para a memória.

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Peixes para memória

Peixes – sardinha, atum e salmão, são peixes ricos e ômega 3 e ótimos para melhorar a memória., alé, de prevenir o envelhecimento precoce, combater câncer, proteger o coração, melhorar o humor, a pele, cabelos.

Frutas vermelhas para memória

 Ricas em antioxidante, em fisetina como o morango, as frutas vermelhas ajudam combater doenças como Alzheimer e reter a memória. A dica é ingerir 1 xícara das de chá de frutas vermelhas ao dia. O mirtilo é rico em flavonóides prevenido doenças como o Alzheimer e Mal de Parkinson.

Uva 

Fruta rica em fisetina, assim como a maçã, em flavonóides, a uvaa além de proteger o coração, prevenir o câncert, inflamações, ela age benefícamente  no combate do Alzheimer e melhora a concentração e a  memória.

Nozes e castanhas

Antioxidantes, ricas em ômega 3 e 6, as nozes e castanhas previnem o envelhecimento precoce e a degeneração do cérebro, mantendo suas funções normais.

Tomate

Antioxidante, rico em licopeno, fisetina, o tomate combate o câncer, previne o envelhecimento precoce e fortalece a memória.

Ovo

Contém colina, ácido fólico que previnem doenças de Alzheimer, fortalece a memória, além da prevenção do câncer e da saúde mental.benefícios-do-chás-verdes-erva-mate-melhora-memória-Chás

Na prevenção de doenças degenerativas, doenças do coração, graças os flavonóides encontrados nos chás verde, vermelho, branco e ajudar emagrecer por ser termogênico, melhorar a memória é outro efeito destes chás. A dica é beber 3 xícaras das de chá ao dia.

Brócolis, rúcula, couve e espinafre

Hortaliças de cor verde escura são ótimas aliadas no fortalecimento da memória.  Com nutrientes como o magnésio, potássio que age nos neurônios, vitaminas B, E e K, seus efeitos benéficos agem na saúde mental, melhorando a capacidade de aprendizado e memorização.

Cúrcuma

Com curcumina, substância antioxidante que previnem doenças degenerativas e atuam no cérebro, melhorando a xigenação sanguínea na região.

Cacau

Em forma de chocolate com menos açúcar e maior concentração de cacau temos a çãoa dos flavonóides e de antioxidante na prevenção do envelhecimento precoce e saúde mental.

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