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Alimentação

Alimentos Probióticos e Prebióticos O Que São e Benefícios

Probióticos são microorganismos vivos que adicionados  a alguns alimentos, são suplementos nutricionais importantes para nossa saúde, tipos de bactérias boas  que atuam no trato intestinal além de outras partes do nosso corpo, prevenindo doenças, melhorando a pele entre outros benefícios.

Os probióticos podem ser acrescentados no leite, iogurte, leite fermentado, fáceis de encontrar para consumo e muito importantes para nossa saúde. Confira abaixo informações importantes sobre os alimentos probióticos e como eles podem agir beneficamente no nosso organismo.

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Alimentos probióticos

Temos probióticos em forma de pó, gotas, cápsulas, quefir, iogurtes, leites fermentados, eles são aliados em dietas para emagrecer e no bem estar do nosso organismo em geral e podem ser encontrados prontos como os leites fermentados, iogurtes, queijos, ricotas ou para adição e preparo de produtos como o quefir, os pós, gotas e cápsulas.

O quefir por exemplo são encontrados em forma de doações na internet e sempre foram passados de famílias para famílias que mantinham  a produção caseira do probiótico. Uma pequena quantidade no leite ou na água com açúcar mascavo teremos em casa um alimento probiótico muito saudável para consumo.

Os fermentos em pó para produzir alimentos probióticos resultam em iogurtes, queijos e coalhadas.

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Benefícios dos alimentos probióticos

Os alimentos probióticos aumentam a absorção da lactose, dos nutrientes, ajudam na absorção das vitaminas do complexo B, do cálcio e do ferro encontrados no alimentos.  Eles agem para prevenir doenças como diabetes, melhorar nossa resistência a infecções fortalecendo nosso sistema imunológico, melhorar alergias, atuar no intestino, fortalecer as bactérias boas melhorando o trânsito intestinal e prevenindo câncer. Eles atuam ainda na saúde do coração, da pele e ajudam perder peso, além de diminuir as taxas do colesterol e trigliceríades.

Como consumir probióticos

Para cada tipo de necessidade é usado uma bactéria específica e esta orientação é obtida com um profissional de nutrição, para que possamos aproveitar da melhor forma os benefícios dos alimentos probióticos.

São alimentos sem contra indicação e ingredientes necessários na nossa dieta diária. Para que seu efeito seja potencializado, a dica é consumir junto com os alimentos probióticos os alimentos prebióticos como a aveia, o alho e a cebola, a raiz da chicória, o aspargo, o tomate, a casca da maçã, a alcachofra, a farinha de banana verde, o trigo, a batata yacon, entre outros alimentos.

Alimentos prebióticos

Os alimentos prebióticos são fibras e carboidratos solúveis em água que resistem à ação das enzimas digestivas e no intestino, aliados aos alimentos probióticos, melhoram a ação e o crescimentos das bactérias boas. Os prebióticos podem ser do tipo frutooligosacarídeos, inulina, pectina ou ligninas que ajudam absorver os nutrientes e eliminar os excessos como gorduras e açúcares. A dica é consumir alimentos probióticos e prebióticos juntos.

Para que o efeito dos alimentos probióticos e prebióticos seja eficiente é preciso ter uma dieta saudável e em horários regulares, fazendo diariamente seis refeições com mais qualidade e menos quantidade, principalmente com menos alimentos ricos em carboidratos, açúcares, gorduras e refrigerantes. É importante também a prática de exercícios físicos regularmente e beber em média dois litros de líquidos ao dia.

Pessoas com problemas intestinais devem consumir alimentos probióticos com moderação e sobre orientação médica para evitar desarranjos e formação de gases.

Escreva seu comentário sobre os alimentos probióticos e prebióticos.

Assuntos do Artigo:
  • alimentos bons para fortalecer o coração

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