Mamãe, Bebê e Criança

Alimentos Proibidos para Grávidas – O que Não Comer

Veja aqui no blog Essas e Outras tudo sobre os Alimentos Proibidos para Grávidas. Confira o que Não Comer se estiver gestante.

Todo cuidado é pouco numa gestação, e a alimentação é uma das preocupações na gravidez, o que é saudável e quais são os alimentos proibidos para grávidas ou mulheres que esperam um bebê. Comer por dois é um ditado muito usado na gravidez, mas que deve ser repensado, pois, além de causar excesso de peso, o que representa riscos à saúde e a estética após o parto, aumenta o risco de ingerir alimentos proibidos para grávidas.

Separamos para você alguns dos alimentos que grávidas não podem comer e que podem fazer mal a saúde da mamãe e do bebê. Época em que desejar comer coisas inusitadas é muito comum e o perigo de ingerir alimentos proibidos para grávidas aumenta. Veja alguns deles abaixo:

Alimentos proibidos para grávidas

Peixes crus

alimentos-proibidos-para-grávidas-Muito saudável e rico em nutrientes, vitaminas e gorduras saudáveis, o peixe cru pode ser perigoso à saúde da gestante e do feto. Entre correr o risco e sentir segurança ao se alimentar, evitar o peixe cru é a melhor decisão tomada. Apesar de saudável, o peixe cru pode ter contaminações de mercúrio, de má higiene além da importância da procedência e validade.

O mercúrio é um metal pesado depositado no mar através do ar, que carrega toxinas e poluentes de mineração, de indústrias contaminando os frutos do mar. O mercúrio é prejudicial à gestante e ao feto, podendo causar má formação cerebral e do sistema nervoso, portanto peixe cru é um alimento proibido para grávidas.

Os peixes que mais se contaminam com o mercúrio e toxinas é o tubarão, cação, o peixe espada, a cavalinha. Os peixes que menos se contaminam com as toxinas é o pintado, salmão, arenque, atum, bacalhau e demais peixes com barbatanas e escamas, que funcionam como proteção à carne do peixe.

Além da contaminação por metais pesados, a má conservação, o preparo inadequado, a falta de higiene, a procedência são fatores que fazem do peixe, mariscos e crustáceos alimentos proibidos para grávidas ou evitados.

Carnes cruas

Defumados, carne sangrando ou mal passada e carnes cruas são alimentos proibidos para grávidas, podendo conter contaminações da salmonela, parasita da toxoplasmose, devendo ser evitada a carne bovina, suína ou de aves e caça cruas ou mal passadas.

Leite cru

O leite cru não pasteurizado é proibido para mulheres grávidas, podendo ter contaminação de bactérias. A pasteurização é feita em altas temperaturas que acabam com qualquer contaminação do leite de vaca, cabra ou ovelhas. Ferver várias vezes o leite tirado na hora é a solução para evitar contaminações.

O mesmo procedimento se dá aos queijos, sorvetes ou qualquer alimento e derivados do leite não pasteurizado.

A higiene no preparo dos alimentos e no armazenamento deles é fundamental para evitar contaminações em verduras cruas, frutas, legumes e alimentos em geral. A dica e lavar bem e deixar de molho com gotas de vinagre por 15 minutos e depois lavar com água corrente.

Ovo cru

Bater com frutas a gema, fazer gemada, maionese caseira, molhos caseiros, massas cruas ou sobremesas que levam ovos crus são alimentos proibidos para grávidas. O ovo cru pode estar contaminado com salmonela.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são expressamente proibidas durante a gravidez.

Cafeína

Chás e bebidas com cafeína não são recomendadas as gestantes, por ser estimulantes, podem levar ao parto prematuro. Dois cafezinhos ao dia são passáveis, evite refrigerantes com cafeína, chocolates e chás. Confira os chás permitidos e proibidos para grávidas.

Evite excesso de açúcar e até adoçante, prefira bebidas ao natural, como sucos, leite, chás e frutas in natura.

Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos, embutidos, excesso de carboidratos que são alimentos perigosos e vazios em relação a nutrientes e vitaminas. Dê preferência aos carboidratos das frutas e alimentos integrais.

O cigarro, as bebidas alcoólicas são proibidos para gestantes. Os doces de confeitaria, massas em excesso, sorvetes, muito açúcar devem ser evitados.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.