Saúde e Bem Estar

Alimentos que Ajudam a Combater o Mau Hálito – Dicas Que Podem Ajudar

 

 

.

 ……….A maior parte dos casos de mau hálito é proveniente da boca. Nossa boca tem muitas bactérias que quando digerem proteínas podem ser liberadas substâncias que têm mau cheiro.

……….Alguns alimentos podem ajudar no combate ao mau hálito, se o probelma não for proveniente da falta de higiene.

 …….A salsa é bastante eficaz no combate ao mau hálito, pois contém clorofila, que possui características especiais na remoção do mau cheiro e excelentes propriedades anti-bacterianas.

……….A laranja é rica em ácido cítrico, que são muito eficazes por estimular as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.

….……A canela em pau, quando utilizada como aromatizante ou condimento, é muito eficaz como anti-séptico oral.

……….O cravo-da-índia ou cravinho contêm eugenol, um antibacteriano. o ideal é colocá-lo na boca e morder de leve, fazendo com que o óleo presente nos cravos saia e limpe o hálito. Mas atenção, você deve não deve usar o cravo em óleo ou em pó, pois pode provocar queimaduras na parte interior da boca.

 

 

……....Sementes como o funcho(erva-doce), cardamomo, endro, anis são grandes aliados contra o mau hálito.

 ……….Gomas de mascar ajudam a limpar a cavidade oral e estimula a produção de saliva, o que se torna benéfico. Opte pelas pastilhas sem açúcar, porque os açúcares das balinhas podem alimentar as bactérias.

……….Procure se alimentar constantemente, pois produz saliva e evita os maus cheiros presentes na língua. Evite alimentos com sabor fortes como alho, cebola e queijos.

 ……….Segundo pesquisas recentes a principal região anatômica responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, pois além de receber pouca saliva, sua anatomia facilita o acúmulo de bactérias. “Nesse local privilegiado, elas digerem as proteínas e eliminam os gases que provocam o mau cheiro”, falou a nutricionista do Mais Você, Daniela Meira.

 

……….Confira alguns hábitos que devem ser evitados a fim de acabar com o mau hálito:

……….A halitose normalmente não é percebida pelos portadores do distúrbio, por isso, a atenção a alguns fatores podem contribuir para o aparecimento ou para o fim do mau hálito:

  •  Estômago vazio – sair de casa de manhã sem se alimentar ou ficar sem comer por mais de 3 horas são práticas que favorecem o mau hálito, pois com o estômago vazio, o suco gástrico passa a ser sentido na boca.
  •  Comer alimentos altamente ácidos – alguns alimentos como alho, cebola, atum e algumas bebidas alcoólicas também podem deixar o hálito bem evidente.
  •  Má higiene bucal – falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental e gengivite (infecção na gengiva)
  •  A boca seca causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono.
  •  Certifique-se de que os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e que o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração.

……….Deixe aqui seu comentário sobre o assunto.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.