Saúde e Bem Estar

Alimentos que Ajudam Combater a Ansiedade – Dicas de Dieta Calmante contra Stress

Alimentos para Combater a Ansiedade

A ansiedade tem motivos variados e com certeza leva a muitas consequências negativas para saúde, desde o aumento de peso corporal causada pelo excesso de calorias, o estresse, nervosismo e suas complicações. Uma das primeiras prevenções contra a ansiedade deve partir da dieta saudável, da alimentação equilibrada e ideal.

Alguns alimentos ajudam a combater a ansiedade e incluí-los na dieta ajuda afastar alimentos calóricos que trazem prazer momentâneo e em seguida a culpa e o excesso de peso. Confira como a dieta saudável pode ser sua aliada no controle e combate da ansiedade, veja quais são e com agem na defesa do seu organismo e controle emocional.

Alimentos que ajudam combater a Ansiedade

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Chás calmantes

Os chás calmantes são aliados contra a ansiedade e ajudam a controlar as tensões, estresse, agindo na raiz do problema. A dica é beber chá de erva cidreira, de camomila, chá de alface, de folhas de maracujá. O chá de erva cidreira ou melissa além de controlar a ansiedade protege o estômago dos efeitos da tensão sobre ele.

Estes chás calmantes podem ser tomados sozinhos ou misturados, como chá de alface com camomila ou chá de folha de maracujá com alface e camomila, etc. Beber estes chá diariamente de 3 a 4 xícaras das de chá ao dia sem açúcar. A dose recomendada é de 1 colher das de sopa da erva para 1 litro de água.

Carnes e peixes

 Alimentos que são fonte natural de triptofano, que contém taurina, substância que age no controle da ansiedade. A dica é comer diariamente uma a duas porções de carne magra ou carne branca.

Oleaginosas

As castanhas, nozes, amêndoas, pistache são alimentos ricos em nutrientes, ômega 3 e 6 e substâncias que  ajudam melhorar o sono, o humor e combater a ansiedade.

Leite, derivados e ovos

São grandes fontes de aminoácidos, que favorecem a produção do hormônio do prazer, da alegria, a serotonina, substâncias que causam bem estar assim que o alimento é ingerido. A dica é acrescentar na dieta 2 a 3 porções ao dia.

Carboidratos

Fonte de energia, os carboidratos aumentam a disposição, eleva a glicose no sangue e causam bem estar. A maioria dos alimentos, inclusive os vegetais tem uma parte de carboidratos, além dos feijões, aveia, pães, arroz, massas, batata, que devem ser ingeridos com moderação, já que são rico em calorias também.

Vitamina C

Presente nas frutas cítricas, a vitamina C controla a secreção de cortisol, causando bem estar e agindo no sistema nervoso.

Banana

Fruta rica em nutrientes que ajuda fortalecer o estômago, um dos mais atingidos pela ansiedade excessiva, além de melhorar o humor, controlar a depressão e a ansiedade, por conter triptofano que age na produção de serotonina, hormônio tão importante para o bem estar e para combater a ansiedade.

Chocolate

Alimento saudável em quantidade pequena, o recomendado é de 30 a 50 gramas ao dia de chocolate meio amargo ou com mais de 50% de cacau, para combater a ansiedade graças seu efeito na produção da serotonina.

Sucos

Sucos com alface, maracujá, maçã são ótimos para combater a ansiedade, além de nutritivos e saborosos.

Atividades físicas, caminhadas, lazer são muito importantes no combate da ansiedade.

É importante também procurar orientação médica.

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