Alimentação

Alimentos que Combatem Intestino Preso, Prisão de Ventre

O excesso de frituras, de refrigerantes, carboidratos brancos e até algumas frutas como a goiaba, maça e banana, a falta de líquidos e de atividades físicas podem causar prisão de ventre, ou intestino preso ou preguiçoso, como é conhecido popularmente. A falta de fibras e de líquidos na alimentação, o excesso de carnes, de alimentos industrializados também podem ser aliados da prisão de ventre.

Problema que se não for tratado a tempo pode causar câncer de intestino, hemorróida, aumento de peso, desconforto, problemas na pele, dor entre outros. A dica é caprichar na alimentação, escolher os alimentos certos, fazer uma dieta saudável, equilibrada e rica em fibras. Veja aqui no blog Essas e Outras algumas dicas de alimentos que combatem o intestino preso, melhorando o trânsito intestinal e a saúde em geral.

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Alimentos contra intestino preso

Evitar os alimentos perigosos para o intestino e aderir a alimentos ricos em fibras é uma das dicas para combater o intestino preso. As fibras podem ser solúveis, são aquelas que absorvem os líquidos e viram um gel ainda no estômago, proporcionando saciedade. Encontramos as fibras solúveis na frutas, legumes, aveia, chia, linhaça. Elas agem contra o excesso de açúcar e colesterol do organismo, ajudando eliminar eles do sangue.

As fibras podem ser ainda insolúveis, são aquelas que aumentam o bolo fecal, agindo no intestino, e são encontradas nas folhas verdes, nas nozes, no trigo, entre outros.

O indicado por nutricionistas e médicos é de 25 a 30 gramas de fibras ao dia para combater o intestino preso ou prisão de ventre e melhorar as funções intestinais. Já sabemos que a aveia combate a prisão de ventre, mas quanto desta fibra solúvel devemos ingerir? Veja dicas de algumas fibras importantes para combater o intestino preso e a quantidade ideal diária.

Quantidade de fibras dos alimentos contra intestino preso

Aveia – o recomendado é ingerir duas colheres de sopa das de aveia ao dia, o equivalente a 2.6 gramas de fibras.

Feijão e grãos – 1 xícara das de chá de feijão cozido, ervilha, grão de bico, soja, vagem contêm 6,8 gramas de fibras.

Brócolis – 1 xícara das de chá de brócolis Al dente encontramos 5,2 gramas de fibras.

Ameixa seca – 4 ameixas pretas secas contém cinco gramas de fibras, ótimo laxante.

A abóbora é rica em fibras e atuam na flora intestinal.

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, as gorduras boas e ajuda soltar o intestino. O recomendado são duas colheres de sopa de abacate ao dia.

A gema de ovo é rica em gorduras e aliada no combate do intestino preso.

Laranja com bagaço e a pele branca ajuda soltar o intestino. Na parte branca da laranja, do maracujá, encontramos pectina, um gel importante para melhorar o trânsito intestinal.

A água, sucos e chás são muito importantes para soltar o intestino devendo ser ingredientes da dieta contra o intestino preso.

OBS – a prisão de ventre pode ser sinal de algum mal maior, a dica é procurar orientação médica se o problema persistir.

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