Alimentação

Alimentos que Podem Causar Câncer – Hábitos Alimentares

Tudo sobre alimentos que podem Causar Câncer, veja Como e Quando Comer ou deixar de ingerir alguns deles.

Somos o que comemos, é uma frase significativa e verdadeira. Ter uma alimentação saudável é o recomendado para viver mais e melhor. Estudos mostram que alguns alimentos são prejudiciais à saúde e se ingeridos em grandes quantidades podem causar câncer.

Manter uma dieta saudável rica em cereais, fibras, frutas, verduras, legumes, menos calórica, com menos açúcar, menos carne vermelha e mais carne branca faz parte de uma dieta saudável. A prática de atividades físicas regulares também é recomendada para evitar o câncer. Veja abaixo os últimos estudos que revelam que alguns alimentos que podem causar câncer se ingeridos em excesso e com regularidade.

lista-de-alimentos-que-podem-causar-câncer-

Alimentos que podem causar câncer

 Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o consumo em excesso de carnes processadas aumenta muito o risco de desenvolver o câncer colorretal e em grau menor o câncer de próstata e do pâncreas. Na lista de carne processada temos a lingüiça, o bacon, a salsicha, os frios. Consumir 50 gramas ao dia de carne vermelha processada aumenta em 18% o risco de câncer do intestino e do estômago. Estes alimentos contêm nitritos e nitratos, substâncias que se ingeridas promovem mutação nas células humanas podendo levar a formação de tumores.

Já a carne vermelha fresca contém nutrientes necessários para a manutenção do nosso organismo, porém em excesso faz parte dos alimentos que podem causar câncer. A porção diária de carne vermelha considerada segura à saúde é de 70 gramas ao dia para homens e 55 gramas para mulheres ao dia e no máximo três vezes na semana afirmam médicos oncologistas.

É considerado carne vermelha a carne bovina, de carneiro, cabra, porco, cordeiro e cavalo, ou seja, os mamíferos.

Churrasco, um dos alimentos que podem causar câncer

O churrasquinho preparado no carvão contém substâncias encontradas na fumaça e que pode causar mutação genética.

Carnes fritas ou grelhadas

Grelhar ou fritar carnes ou alimentos em altas temperaturas pode criar lesões cancerígenas pela liberação de substâncias chamadas aminas heterocíclicas.

Carnes e alimentos gordurosas

Por ser calórica leva a obesidade, situação que proporciona a liberação de hormônios e substâncias inflamatórias que aumentam o risco da formação de tumores. Prefira o leite desnatado, evite molhos gorduroso ou com maionese, e procure manter o peso ideal abaixo do seu IMC.

Refrigerantes podem causar câncer

Os refrigerantes contêm sódio em excesso e adoçantes que podem causar câncer no sistema urinário.

Alimentos com excesso de sal

O excesso de sal prejudica a parede do estômago podendo levar ao câncer. Devemos evitar salgadinhos, carnes processadas como carne-seca, salame, peixes salgados, alimentos congelados onde é usado o sal para conservar, temperos prontos em saches e tabletes.

Alimentos com agrotóxicos

Os agrotóxicos colocados nas sementes das plantas podem prejudicar a saúde. A dica é comprar frutas, legumes e verduras orgânicos ou plantar e fazer em casa sua horta. Veja dica.

Escreva seu comentário e dica sobre os alimentos que podem causar câncer.

Algumas informações do site abaixo:

Fonte – Site da Coordenação de Prevenção e VigilÂncia pelo link http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=18

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.