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Alimentos Recomendados para Grávidas – O que Evitar

Alimentos Recomendados para Grávidas – O que Evitar

Vários alimentos são proibidos na gestação e outros são alimentos recomendados para grávidas. A maternidade deixa a mulher mais sensível, devendo ter certos cuidados com o que comer, beber para evitar  mal formação do feto, evitar problemas com a mamãe, que na maioria dos casos fica enjoada e com problemas de digestão e gases.

Alimentos picantes e condimentados devem ser evitados pelas gestantes, podendo causar problemas estomacais e piorar o mal estar. Já para que o bebê desenvolva perfeitamente a mamãe deve ingerir vitaminas e nutrientes variados, fazer uma dieta equilibrada e saudável, rica em fibras, líquidos, sem exagerar nas calorias, sendo recomendado engordar de 8 a 12 quilos numa gestação, o que faz bem para a mamãe e o bebê e após o parto o corpo volta ao normal mais rápido. Confira aqui no blog Essas e Outras os alimentos recomendados para grávidas e quais devem ser evitados.

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Alimentos Recomendados para Grávidas

 OVOS – As grávidas precisam de proteínas, e uma boa forma de encontrá-las é através dos ovos, que além das proteínas tem vitaminas e sais minerais importantes e poucas calorias. O ovo contém ainda colina, mais uma substância que ajuda no desenvolvimento do cérebro e do corpo do feto. Boa fonte de vitaminas e proteína, de pouco valor calórico e que deve fazer parte da dieta da gestante e nunca comer ovo cru.

 A CARNE BOVINA rica em proteínas, vitaminas do complexo B e ferro não podem faltar na alimentação da grávida. Estes nutrientes encontrados na carne bovina vão promover o desenvolvimento dos tecidos, órgãos, sistema nervoso e músculos do bebê e evitar anemia da mãe. A carne magra como a alcatra e o patinho são as recomendadas na dieta das grávidas.

PEIXES – o peixe cru é proibido para gestantes e os frutos do mar também, por ter grande concentração de mercúrio. Os peixes de cativeiro como a sardinha e o salmão preparados sem gorduras, ou seja, grelhado ou cozido podem fazer parte da dieta da grávida, por serem ricos em ômega 3, além de proteínas, vitaminas A, B, D, E e K e minerais como o ferro, magnésio e fósforo.

AVEIA – rica em fibras solúveis, a aveia é recomendada para a dieta da gestante, por atuar no sistema imunológico, combater o colesterol ruim e atuar na função intestinal. A aveia contém ainda selênio, zinco, fósforo, potássio, ferro, sódio e cálcio. O recomendado é de 1 a 2 colheres de aveia ao dia.

FEIJÃO – rico em vitaminas, proteína, ferro, cálcio, magnésio, carboidratos e fibras, o feijão não pode faltar na dieta da gestante. Ele atua no combate de câncer, doenças degenerativas, promove a saciedade, atua na função intestinal, melhora os níveis do açúcar e colesterol no sangue,

IOGURTE – rico em proteínas e bactérias saudáveis que agem no intestino deixando-o saudável. Na gestação o iogurte atua na formação do cérebro do bebê e dos ossos.

CASTANHA DO PARÁ – com óleos bons como o Ômega 3, a castanha do Pará atua na formação cerebral do feto, sendo recomendado em média três castanhas ao dia.

COUVE MANTEIGA – rica em vitamina A, C, E, ferro, ácido fólico e cálcio. A melhor forma de aproveitar os nutrientes da couve e ingerir ela cru em forma de salada e sucos, acompanhado de vitamina C para potencializar o cálcio e o ferro. Em salada tempere com limão, no suco acrescente limão, laranja ou tangerina.

LARANJA – Como mencionado acima, a laranja é rica em vitamina C, ótima para a absorção do ferro e do cálcio dos alimentos. Para combater gripes e resfriados, prevenir infecções e  melhorar o intestino devido as fibras encontradas na fruta.

FRUTAS E HORTALIÇAS – ricas em nutrientes e vitaminas muito importantes para grávidas.

Alimentos que devem ser evitados

As grávidas devem evitar carnes e peixes crus mesmo antes de engravidar e depois de grávida. O peixe espada, o cação e o tubarão têm níveis altos de mercúrio. O atum deve ser ingerido cozido ou em lata com moderação, sendo dois bifes ou duas latas por semana.

Queijos feitos com leite não pasteurizado ou queijos com fungos como gorgonzola e roquefort devem ser evitados, devido a uma bactéria que causa listeriose, prejudicando o bebê.

O fígado bovino tem excesso de vitamina A da forma retinóica, podendo fazer mal ao feto.

 Mulheres alérgicas devem evitar alimentos causadores de alergia como camarão, castanhas, amendoim.

Bebidas alcoólicas são expressamente proibidas na gravidez.

O fumo é prejudicial ao feto e a mamãe.
Café, chocolate, ver-mate, e chás ricos em cafeína são prejudiciais as gestantes, podendo causar aborto.

Alimentos gordurosos, frituras, excesso de açúcares.

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