Alimentação

Alimentos Ricos em Calorias – Benefícios e Perigos

Tudo sobre alimentos calóricos e gordurosos – Gorduras boas e seus benefícios e malefícios.

Alimentos ricos em calorias

Confira em nosso post quais são os alimentos calóricos, que efeito produzem em nosso corpo e para que fazem bem ou mal.

Sabemos que o excesso de alimentos calóricos engordam, tantos os alimentos proveniente de carboidratos como as gorduras. Os carboidratos são fonte de energia, mas se transformam em açúcar ao ser metabolizado, sendo prejudicial a pessoas com diabetes, podem provocar a doença além de aumentar o peso quando ingerido em grandes quantidades, além do que nosso organismo precisa ou do que queimamos.

Precisamos da gordura, outra fonte de caloria, principalmente a gordura boa, encontrada no azeite de oliva, nas castanhas e sementes. A gordura animal é prejudicial  à saúde e ambas em excesso são nocivas. Confira abaixo os efeitos bons e maus da gorudra como alimentação.

Efeitos da gordura na alimentação

As gorduras boas (insaturadas) são alimentos calóricos e energéticos que trabalham para atender nossas necessidades de energia e para a reparação dos desgastes naturais do organismo. São compostas de ácidos graxos e glicerina, ligados em forma de ésteres.

As gorduras são importante termogênico, fornecendo calor ao nosso organismo, devendo ser ingeridas mais no inverno do que no verão.

As gorduras boas auxiliam a absorção de certos minerais e aumentam a retenção do cálcio e do fósforo; aumentam a ação anti-raquítica da vitamina D; protegem órgãos, nervos e vasos; são fontes de ácidos gordurosos essenciais; são altamente calóricas devendo ser ingeridas com moderação, são ótimas para lubrificar o intestino, evitando inchaço abdominal.

Diariamente necessitamos de em média 0,70 g de gordura vegetal por quilo de peso.

Os alimentos vegetais ricos em gorduras boas ou insaturadas são o abacate, o amendoim crú e torrado, manteiga de amendoim, azeitona verde e preta em conserva, caju, coco, castanha do pará, coco catolé, semente de girassol, noz, soja seca ou crua.

As gorduras podem dificultar a digestão dos alimentos, não devendo ser ingeridas em excesso por crianças ou pessoas com estômago delicado.

Se ingeridas em excesso podem engordar e devem ser evitadas, também em excesso no verão. Todos nós necessitamos de calorias e um pouco de gordura boa para o bom funcionamento do nosso organismo. O importante é saber dosar estas calorias e gorduras.

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