Saúde e Bem Estar

Alimentos Ricos em Ferro e Sintomas da Falta de Ferro

O ferro é um mineral muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo, a carência do ferro é uma das causas da anemia. A falta de ferro é sinalizada pela hemoglobina baixa ao fazer exame de sangue e tem como sintomas o aumento de infecções, o crescimento atrasado entre outros. Ele atua na nossa oxigenação e é indispensável à vida humana.

A alimentação errada, sem os nutrientes necessários pode levar a anemia. O excesso de fast food, alimentos industrializados tem sido a causa da falta de ferro ultimamente em crianças e adultos. A dica é fazer refeições ricas em vitaminas e minerais indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, entre estes minerais temos o ferro. Veja abaixo alimentos ricos em ferro e quais são seus benefícios à saúde.

alimentos-ricos-em-ferro-

Sintomas da falta de ferro

Os sintomas mais conhecidos pela falta de ferro são a anemia, o cansaço e fadiga, gosto de sangue na boca, pele pálida,  angústia e palpitação, tremor nas pernas, garganta seca, dor nos rins e baço.

Alimentos ricos em ferro

Um homem adulto precisa de em média 12 miligramas de ferro ao dia, uma mulher 15 mg e uma criança é de 1 a 2 mg por kilo e podemos encontrar este precioso mineral em vários alimentos, entre eles temos as carnes, que a maneira mais eficiente de adquirirmos o mineral. O ferro dos vegetais é muito importante e para ser melhor metabolizado deve ter a ação da vitamina C como o limão, a laranja, a batata, o pimentão entre outros alimentos ricos em vitamina C.

Alimentos ricos em ferro

Agrião, alfafa, almeirão, caruru, couve, espinafre, mostarda, serralha, azedinha e salsa.

Temos ainda a aveia, amêndoas, avelã, castanha do Pará, coco, uvaia, polpa do buriti, inhame, soja, trigo,  ovo, feijão preto e branco, grão de bico, ervilha, lentilha, farinha de soja, cominho, melado e ovo.

Temos ainda alguns alimentos fortificados com ferro, desde farinhas, leites, iogurtes, cereais entre outros.

Escreva seu comentário sobre os sintomas do ferro e os alimentos ricos em ferro.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.