Horta e Jardinagem

Allamanda com Flor Amarela – Como Cultivar, Cuidados

Veja aqui no blog Essas e Outras informações sobre a Allamanda com Flor Amarela, como Cultivar e Dicas de Cuidados.

Allamanda com Flor Amarela

flor-alamanda-amarela-como-cultivar-Planta escandente, com brotos que sobem como trepadeiras, a alamanda é uma flor nativa brasileira, de coloração variada muito usada em jardins, como trepadeira, para coroamento de muros, como cerca viva e em vasos.

Hoje vamos mostrar fotos da allamanda amarela, que coloquei para subir no peitoral de uma varanda e de uma grade baixa de proteção. As lindas flores cor de ouro e as folhas viçosas e verdes fazem uma linda decoração se espalhando com galhos que vão e vem. Confira abaixo dicas de como cultivar a allamanda, como podar, regar e manter ela sempre florida.

Como cultivar allamanda

Conhecida como allamanda cathartica, a linda flor amarela é resistente ao vento e ao sol pleno, floresce o ano inteiro e em abundância na época das flores, a primavera e no outono. O plantio é feito por sementes, mudas compradas em lojas especializadas ou mudas feitas em casa, veja como:

Como fazer mudas de allamanda

As mudas são feitas de estacas com galhos cortados em 45 graus, molhados em hormônio de crescimento e plantados em substratos, mantendo-os úmidos sem encharcar. As mudas se desenvolvem melhor na primavera e verão.

cultivar-flor-alamanda-amarela-

Solo

O solo deve ser fértil e adubado anualmente, bem drenado e arenoso.  Em dias quentes, manter a terra úmida, sem excesso de água para que as folhas continuem hidratadas e fortes. A falta de água faz com que as folhas murchem, e o excesso também prejudica a planta.

Rega

A rega em dias quentes deve ser feita a cada 4 a 7 dias e em dias frios a cada quinze dias ou quando perceber que a terra está secando. Quando necessário deve ser feita uma poda de limpeza para a retirada de galhos e flores secas.

Adubação

Deve ser feita anualmente, no inverno, usando NPK 4-14-8 ou outro adubo similar.

Poda

No inverno, pode os galhos secos, que já floriram, modele sua allamanda, retirando galhos que estão fora do formato desejado, para que na próxima primavera ela floresça lindamente.

Apesar de linda, decorativa a allamanda é uma planta tóxica, sendo necessário cuidados em relação a animais e crianças.

Escreva seu comentário sobre as dicas de como cultivar alamanda amarela.

Assuntos do Artigo:
  • como podar alamanda amarela
  • como cultivar alamanda em vasos
  • flor alamanda
  • alamanda como cuidar
  • alamanda amarela como cuidar
  • planta alamanda amarela como plantar
  • planta alamanda amarela

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. ESTOU COM AS PLANTAS ALAMANDA AMARELA E RUBRA CAINDO OS BOTÕES ANTES DE ABRIR  NÃO SEI QUE FAZER..POR FAVOR ME ESCLAREÇÃO QUE FAZER OBRIGADA MARGARIDA

    ..

  2. PEÇO AJUDA QUE FAZER POIS AS ALAMANDAS AMARELAS E RUBRAS ESTÃO CAINDO ANTES DE ABRIR OBRIGADA MARGARIDA

     

  3. MARGARIDA KFOURY PEREIRA disse:

    Prezados. Por favor, cultivo duas Alamandas, uma vermelha e outra amarela. Os botões estão caindo antes de abrir. Peço orientação sobre o que devo fazer. Obrigada, Margarida

    • Graci disse:

      OLá Margarida

      Verifique  se a adubação está correta, o solo com boa drenagem, mantendo-o úmido, nem seco e nem molhado demais e sol direto na planta.

      Olhe também se o vaso está pequeno para a planta, as raízes crescem e precisam de um espaço maior para se desenvolverem.

      No inverno ou próximo dele a floração diminui, é a época de podar a planta e retirar os galhos secos para que na primavera e verão ela volte a florescer com força.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.