Horta e Jardinagem

Almeirão do Campo, Radite ou Almeirão do Mato – Fotos, nutrientes e Benefícios para Saúde

Almeirão do Campo ou Radite – Fotos

Radite, almeirão do mato, almeirão do campo, chicória de roseta são os nomes de um vegetal que nasce espontâneamente em jardins, hortas, calçadas, parecido com as folhas da catalonia, e flores que lembram o dente de leão, a não ser pela diferença de que o dente de leão tem uma flor por haste, já o almeirão do mato tem várias flores amarelas em uma haste comprida. Da família das Asteraceae (Compositae), o almeirão do campo é nutritivo e é ingredientes de salada, ensopado, sopa, refogado e recheio muito bom e saudável.

O Almeirão do campo (Hypochaeris radicata L.) é rico em fibras,  vitamina A, do complexo B, C e minerais como o cálcio, fósforo, zinco, enxofre e ferro.

almeirão-do-campo-mato-ou-radite-como-reconhecer-vitaminasRico em antioxidantes, o almeirão do campo ou do mato previne o envelhecimento precoce, combate câncer, tem ação antiinflamatória, é cicatrizante, protege as funções hepáticas, pouco calórica e analgésicas. Ela tem ainda ação na beleza da pele e cabelos.

Com sabor amargoso que lembra a catalonia, o almeirão do campo vai bem a vários pratos em especial no nosso trivial arroz com feijão.  A textura das folhas é lisa, o sabor amargo se confunde com a catalonha, a chicória, o dente de leão e o formato das folhas vai depender do local em que está plantada, tendo influência da luz assim como o sabor.

Todas as folhas saem do centro da planta, como na escarola, chicória, alface, formando um pé rente ao chão. As folhas menores e do meio da planta são mais macias do que as de fora e mais velhas, a dica é picar em fatias finas depois de lavar e temperar a gosto, servindo em seguida.

foto-almeirão-do-campo-radite-almeirão-do-mato-benefícios-Almeirão caipira ou radite da foto acima foi encontrado em uma escada de um supermercado, não sei ao certo como foi parar lá, mas imagino que tenha sido o vento que trouxe a semente, que brotou espremida no canto de um patamar da escada.

Nota-se as variações no formato das folhas, que sempre se mantem verdes e viçosas, já que são bem resistente a seca, graças as raízes profundas que encontram umidade mais ao fundo do solo.

Escreva sua dúvida, dica ou comentário sobre mais este mato rico em nutrientes que podemos comer.

Assuntos do Artigo:
  • Almeirao do mato
  • radite do mato

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.