Scroll Top

Curiosidades

Alquimia – História, Fundamentos, Teorias e Principais Alquimistas

História de Alquimia – fundamentos da alquimia, teorias e fundamentos alquimistas.

A Alquimia sempre foi muito divulgada em filmes e livros de ficção. Provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas você sabe de fato o que é Alquimia??? Confira neste post tudo o que você precisa saber:

 A Alquimia é um técnica que se desenvolveu inicialmente em Alexandria  nos períodos de 300 a 1400 e que combina elementos de Química, Antropologia, Filosofia, Matemática, Metalurgia e Religião. O primeiro alquimista egípcio foi Zózimo de Panápolis, que acreditava que a através dessa técnica conseguiria transformar metais em ouro.

  Ainda segundo Zózimo existia uma substância que recebia o nome de elixir, tintura e até mesmo pedra filosofal, capaz de fazer essa transformação e também curar doenças e conceder a imortalidade.

 Os alquimistas utilizavam a Teoria dos Quatro Elementos que explicava as formas de composição da matéria. Usavam ainda conhecimentos primitivos, filosofia e muita magia para explicar certas transformações.  Confira as premissas fundamentais da Alquimia:

Fundamentos da Alquimia

  • Toda a matéria é composta de uma mistura de terra, ar, água e fogo, em proporções variáveis.
  • O ouro é o mais nobre e mais puro dos metais, seguido pela prata.
  • Qualquer metal pode ser transformado em ouro, por um processo chamado transmutação, que consiste em modificar as proporções dos quatro elementos básicos.

 William C. Vergara. Ciência: a busca sem fim. São Paulo: Cultrix, 1967.

 Mesmo nunca tendo alcançado o seu objetivo, os alquimistas constribuíram e muito para a compreenção da matéria e de suas propriedades. Suas tentativas fizeram com que desenvolvessem diversas técnicas e equipamentos usados até os dias de hoje. Confira algumas delas: Destilação (separação de misturas), Cristalização (obtenção do cristal de uma substância) e Calcinação (aquecimento intenso de um material).

 Outra personalidade de ficou muito conhecida na Alquimia foi Paracelso. Nascido em 1493 na Suíça, ele acreditava que o ser humano era uma síntese do universo que poderia ser estuda também por meio da Alquimia. Dessa forma ele acabou criando remédios e técnicas muito úteis para o desenvolvimento da Medicina que conhecemos hoje.

Paracelso

Outro feito que deu grande destaque ao alquimista foi a criação da Teoria dos Três Princípios, que dizia que a matéria era formada sal, enxofre e mercúrio. O sal seria responsável pelos sólidos, o mercúrio pelos líquidos e vapores e o enxofre por tudo o que era inflemável.

Gostou deste post sobre alquimia? Foi útil para você? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • principais alquimistas
  • historia da alquimia
  • os principais alquimistas
  • alquimia fundamentos
  • fundamentos da alquimia
  • metas dos alquimista
  • quais os fundamentos da alquimica

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Alquimia – História, Fundamentos, Teorias e Principais Alquimistas!


3 Comentários

  1. PERICLES GILES COSTA disse:

    Gostaria de agradecer a todos, inclusive a este blog, que contribui e muito no processo de evolução de quem busca o auto conhecimento, nos fazendo acreditar cada vez mais que ainda temos muito a evoluir e que o poder e o conhecimento é infinito nas suas possibilidades.

  2. LUIS ELIAS AMORIELLO disse:

    é só o amor nada mais…..

  3. David Arantes disse:

    Blyeny, Teacher, aqui ó, fiz a pesquisa tá bom. 

    Rsrs, Não copiei de ninguém.  😀

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: