Mamãe, Bebê e Criança

Amamentação: dicas de como Aumentar Leite Materno, Cuidados e Nutrição

Amamentação: dicas de como Aumentar Leite Materno, Cuidados e Nutrição

amamentação-cuidados-e-aumentar-o-leiteAmamentar é um ato de amor muito importante para o bom desenvolvimento do bebê e da criança para toda a vida. A amamentação influência a saúde da criança a longo prazo e portanto, toda a mãe deve oferecer o leite materno para seus filhos.

É comum ao termos nosso primeiro filho, ainda na maternidade, pensarmos que não temos leite suficiente para sustentar nosso bebê. Este sentimento não pode ser levado a sério, toda mãe saudável terá leite sufuciente para que seu filho desenvolva saudável.

Amamentação

O tempo recomendado e considerado ideal para amamentar o bebê, sem adição de outros alimentos é de seis meses. É sempre importante buscar orientação médica para cada caso.

Durante o período de amamentação são necessário alguns cuidados para que este ato tão lindo possa ser feito da melhor maneira possível. Confira dicas que vão ajudar a mamãe e evitar problemas na amamentação:

Cuidados durante a amamentação

 – Cuide-se bem, durma e repouse bem a produção de leite é esttimulada por um hormônio chamado prolactina e o pico de sua ação nas glândulas mamárias acontece durante o sono. É importante ter uma boa noite de sono para uma boa amamentação.

 – É importante alimentar-se e hidratar-se bem durante a amamentação, uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, frutas, legumes e verduras é o recomendado, já que tudo o que comemos é levado através do leite para o bebê. A hidratação deve ser feita com bastante chás, água, leite e sucos.

 – Evite o estresse, que atrapalha a produção da prolactina e ocitocina, hormônios responsáveis pela produção do leite materno e pela contração que leva-o até os mamilos. O estresse prejudica a produção do leite e a chegada dele até o mamilo, sendo importante evitar problemas externos.

 – A maneira certa do bebe sugar o peito é envolvendo e abocanhando os mamilos e as auréolas com a boca aberta, o que fará esgotar ou quase esgotar o leite a cada mamada e estimular mais a produção dele. Caso não consiga, num Banco de Leite poderá ensinar a nova mamãe.

 – Se o bebê não conseguir esgotar todo o leite na mamada, seria bom que fosse esvaziada aa mamas com as mãos ou bombinhas, principalmente as bombinhas elétricas de bocal duplo, assim que o bebê terminar de mamar. A mama vazia fará com que o organismo produza mais leite para reabastecer o reservatório de novo.

 – Diminua o intervalo entre as mamadas, o corpo vai reagir positivamente, se adequar e produzir mais leite. Um intervalo de duas horas vai melhorar a produção do leite materno.

 – Ofereça o peito a criança toda vez em que ela chorar ou quiser. Quando ele não se manifestar interesse pela mamada, ofereça de duas em duas horas, se chorar antes, poderá amamentar antes, o que aumentará a produção de leite, o corpo vai manter o ritmo e produzir mais leite.

Conhece alguma outra dica infalível para melhorar a amamentação? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.