Scroll Top

Resumos

Amostra de Matéria – Substâncias Puras e Misturas

Classificação de uma Amostra de Matéria – Substâncias Puras e Misturas

A matéria pode ser classificada de acordo com determinados critérios. Essa classificação ajuda os químicos a trabalharem melhor, pois podem desenvolver métodos precisos para as pesquisas e experiências.

Uma substância química pura é um corpo material, que constitui um sistema químico, formado de uma única variedade ou tipos de matéria, e apresenta propriedades bem definidas que lhe são características. A água destilada é um exemplo de substância pura, pois nela não há mais nada além de .

substâncias-química-pura-resumo-

Substâncias puras podem classificadas em simples e compostas. As substâncias simples são caracterizadas pela presença de somente um elemento químico. São exemplos de substâncias simples o gás oxigênio (O2), o  ozônio (O3), o grafite e o diamante (ambos formado por carbono).

As substâncias compostas são caracterizadas pela presença de mais de um elemento químico em sua constituição. Exemplos: água (H²O), cloreto de hidrogênio (HCl), monóxido de carbono (CO), etc.

A água que recebemos em nossas casas é constituída de outras substâncias, como o flúor (F), essa água é um exemplo de mistura. Misturas são amostras de matérias constituídas de um agrupamento de substâncias químicas que podem ser separadas (ou desdobradas) por meio de processos físicos (filtração, decantação, destilação simples ou fracionada, etc.).

Substâncias puras ou misturas apresentam faseou fases. Fase é uma porção de determinada substância ou mistura com propriedades e composição iguais, limitadas por superfície de separação visível com ou sem aparelhos ópticos capazes de fornecer ampliação.

Substâncias puras geralmente são monofásicas, ou seja, apresentam somente uma fase. Misturas podem apresentar uma única fase, e quando nos deparamos com esse tipo de mistura, denominamos misturas homogêneas. Sal dissolvido em água é um exemplo de mistura homogênea, pois o sistema químico presenta somente uma fase, apesar não ser uma substância pura.

Misturas homogêneas também são chamadas soluções.

soluções-misturas-homogêneas-substâncias químicas

Água com gelo é um exemplo de substância pura com duas fases. É uma substância pura, pois nela somente há H²O (sólida e líquida). O fato de nós podermos distinguir o gelo da água caracteriza as duas fases. Água e óleo é um exemplo clássico de mistura heterogênea, pois, nesse sistema químico, notamos nitidamente a diferença.

Quando colocamos dados em gráficos, podemos ter acesso às propriedades do objeto estudado de maneira visual. Em um gráfico no qual a temperatura está em função do tempo, notamos características importantes.

Os gráficos das substâncias puras apresentam uma característica padrão: a temperatura permanece constante durante os processos de solidificação e ebulição. As temperaturas de solidificação e de fusão coincidem, e o mesmo ocorre com as temperaturas de ebulição e de liquefação.

Determinadas misturas apresentam ponto de fusão constante e ponto de ebulição variável. Essas misturas são denominadas misturas eutéticas. Essas misturas geralmente são sólidas e apresentam proporção constante entre os seus componentes. O ponto de fusão de uma mistura eutética é abaixo do ponto de ebulição de cada componente isolado.

Além das misturas eutéticas, existem as misturas azeotrópicas. Esse tipo de mistura apresenta ponto de ebulição constante e ponto de fusão variável. Geralmente, o ponto de ebulição das misturas azeotrópicas é intermediário entre os pontos de ebulição de seus componentes.

Escreva seu comentário sobr eo resumo de química Amostra de matéria.

Fonte –  Apostilas do cursinho pré-vestibular Etapa. 

Assuntos do Artigo:
  • mistura de uma substancia quimica
  • misturas homogêneas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 4,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Amostra de Matéria – Substâncias Puras e Misturas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: