Scroll Top

Educação Musical

Análise Harmônica da Valsa em Am Nº11 KKIVb de Frédéric Chopin- Video

 

 

……….Valsa em A menor, B.150, KK IVb nº 11. Valse posthume em LÀ m

……….Esta valsa para piano foi composta por Frédéric Chopin entre 1843 e 1848 e não foi publicada até 1955. Portanto é uma valsa posthume, porque só foi publicada após a morte de Chopin, mais de 100 anos depois de composta.

……….As valsas de Chopin eram conhecidas como obras primas de refinamento, nobreza e elegância. Danças para a alma, limitadas a uma pequena sala, provocando intimidade e nostalgia.

……….A peça analisada foi composta no período Romântico, e a expressividade da época, típica do estilo de Chopin, mostra uma melodia expressiva e condecorada cantada pouco acima de um acompanhamento sóbrio de valsa, com o uso cuidadoso do pedal direito (Bennett,p.59). A expressividade da valse varia entre o sentimento de tristeza, felicidade e esperança.

.

Análise Harmônica da Valse

 

………..A valsa de Chopin está na tonalidade Am, na divisão ternária simples (¾), com 56 compassos e ritornellos.

……….A peça está dividida dos compassos 1 ao 24 com ritornelo numa parte A, dos compassos 25 ao 40 com ritornelo numa parte B, dos compassos 41 ao 52  a parte A volta como A’ e uma coda de quatro compasso, chegando no compasso 56.

……….A valsa é em ritmo anacruse. A harmonia na seção A, começa na tônica menor (A menor) caminhando numa cadência IIm (Dm)  V7(G7) I (C) e Im, dos compassos 1 ao 16,  entre o Am e C (subseção a).

……….A partir do compasso 17, da seção A, subseção b, a harmonia varia entre um V7(E7) e Im (Am), até o compasso 24, finalizando num Am.

……….Na seção B, a harmonia começa (compasso 25) num Am e caminha numa cadência IIm(Dm) V7 (G7) e I (C) nos (compassos 26 ao 27). Nos compassos 28 e 29 temos um Im (Am), indo para um (Dm), que inicia uma modulação num V7 (B7) que vai para um outro V7 (E7), que repete e resolve num A no compasso 34. A partir do compasso 35 temos um V7 caminhando para um I (A) dos compassos 35 ao 40, finalizando a seção B num A maior. Este movimento harmônico caracteriza esta parte da peça como um B.

……….A partir do compasso 41 temos a volta do A como um A’. A harmonia no compasso 41 está em Am, que faz uma cadência IIm7(Dm), V7 (G7), I (C) e Im (Am) dos compassos 42 ao 49, no compasso 50 temos um Dm, finalizando numa cadência perfeita V7 (E7) Im (Am).

 

……….Veja video abaixo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=IHBWnMOXRXc&feature=player_embedded

Deixe aqui seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • doces para a pascoa

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Análise Harmônica da Valsa em Am Nº11 KKIVb de Frédéric Chopin- Video!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: