Scroll Top

Comportamento

Anorexia e Bulimia: Influência da Mídia nos Distúrbios Alimentares

Anorexia e Bulimia

Falar sobre a relação da mídia e dos meios de comunicação de massa com os distúrbios alimentares e a distorção da imagem corporal é algo que sempre gera muita polêmica.

Apesar da Anorexia, da Bulimia e da Vigorexia serem doenças causadas por uma série de fatores sociais, biológicos e psicológicos, não há como negar que existe uma grande influencia do que chamamos de “padrão de beleza”, aquilo que é exibido nas revistas e jornais, nos filmes e na televisão como o ideal.

De uma forma um tanto indireta, aquilo que chamamos de “moda” leva muitas pessoas a negarem o que são para se tornarem algo que é mais aceito, mais bem visto por todos. Comprar uma roupa porque é parecida com a que uma pessoa famosa usou o costuma usar, é o mesmo que abrir mão de seu estilo para se igualar àquilo que é tido como perfeito.

A mesma coisa acontece no processo de criação do que chamamos de senso comum de beleza. Ao analisarmos a História da humanidade veremos que já existiram vários padrões de beleza diferentes do de hoje. No período Renascentista, por exemplo, as mais belas mulheres eram as “gordinhas”, enquanto na Era Tudor algumas mulheres retiravam as sobrancelhas para ficarem com a testa maior e serem consideradas mais belas.

Se os padrões de beleza sempre existiram, porque nunca houve uma busca tão intensa e até mesmo sacrificante para se corresponder a esse padrão?! A resposta para isso pode estar sim na mídia, na rapidez da disseminação de informações e na importância que damos a elas hoje em dia.

O uso de tratadores de imagem e manipuladores digitais agravam ainda mais a situação, fazendo com que muitas mulheres busquem se tornar algo que não existe. Como não lembrar casos de modelos que apareceram em anúncios com a cintura menor do que a própria cabeça?! Isso porque já faz mais de um século que as mulheres se libertarem dos terríveis espartilhos.

Os estilistas justificam a exigência de modelos esqueléticas dizendo que elas mostram melhor suas criações já que as roupas ficam perfeitas mesmo no cabide. O problema é que elas se tornam verdadeiros "manequins que se movem" levando centenas de jovens que sonham em se tornar top models ao triste caminho da anorexia e da bulimia.

Quando falamos em vigorexia a situação se inverte. O distúrbio que atinge principalmente os homens encontra um campo fértil para se desenvolver em jovens com baixa alto estima que se sentem franzinos e doentes. Muitos deles são vítimas de gozações e mesmo após mudarem a aparência continuam insatisfeitos.

Para atingirem a imagem que consideram ideal muitas vezes recorrem ao uso de anabolizantes e depois têm que arcar com todos os efeitos colaterais que estes ocasionam.

A verdade é que o culto às celebridades faz com que a aparência seja supervalorizada e se torne tão importante para algumas pessoas a ponto de fazê-las abrir mão da própria saúde e em casos mais extremos, da própria vida.

Assuntos do Artigo:
  • disturbios alimentares e a influencia da midia
  • anorwxia e midia
  • como a midia influencia no distrubio da anorexia
  • disturbios alimentares influencia da midia
  • oq a mídia influencia em relacao a anorexia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Anorexia e Bulimia: Influência da Mídia nos Distúrbios Alimentares!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: