Educação Musical

Aprender Música – Educação Musical para Crianças de 5 Anos

Aprender Música – Educação Musical para Crianças de 5 Anos

aprender-música-em-casa-dicas-para-crianças-que-não-sabem-ler-cinco-anos-

Quanto antes começar a despertar a criança pelo gosto musical melhor. Quando elas nascem entre músicos, mesmo sem perceber elas vão criando o gosto pela música e apurando o ouvido musical, estas crianças no futuro, se optarem pela música, terão maior facilidade na percepção musical.

Hoje, a maioria das escolas tem na sua grade curricular a educação musical, o que enriquece e facilita muito a educação da criança. A música é uma aliada da boa educação.

Se você percebeu que sua criança tem interesse musical, não perca tempo, aproveite a oportunidade e facilite seu acesso à boa música de alguma forma, ou seja, colocando-a num curso de musicalização ou educação musical infantil.

Separamos aqui no site Essas e Outras algumas dicas de como musicalizar sua criança com idade média de cinco anos e ajudá-la firmar sua vocação, ajudando desenvolver sua veia artística.

Você pode musicalizar seu filho em casa, principalmente se tem noções de música, com algumas dicas que vamos passar e após despertá-lo neste mundo fantástico, ver a cada dia os frutos desta “brincadeira” feliz.

Como aprender música com 5 anos

Nesta idade, a maioria da criança ainda não aprendeu a ler e escrever ainda, então você terá que ensiná-la por meio de desenhos, jogos e brincadeiras.

Perceber os sons à sua volta é uma boa maneira de começar, fique em silêncio e ouça o maior número possível de sons emitidos pela natureza, ouça o piu piu dos pássaros, o balançar das folhas, o som da água, do vento, do carro passando na rua, do avião e assim por diante. A Paisagem Sonora urbana é mais agitada e barulhenta, mas se trabalharmos a escuta, vamos sentir as diferenças e até suavidade de alguns sons.

Despertando o ouvir da criança, você pode fazer brinquedos, joguinhos com desenhos de objetos e animais que emitem som e trabalhar sons graves, médios e agudos. Cubos com desenhos são ótimos. Veja dicas de sons graves, médios e sons-graves-médios-agudos-música-agudos.

Sons graves, médios e agudos

Sons graves – leão, tambor, avião, tuba, violoncelo, entre outros.

Sons médios – violão, vento, pato, castanhola, reco-reco, etc…

Sons agudos – gato, pássaro, violino, apito, triângulo, etc…

Mostre a diferenças entre os sons graves, médios e agudos, peça para ela imitar.

Num piano, numa flauta, violão ou outro instrumento musical, mostre a diferença entre os sons graves, médios e agudos.

Nas primeiras aulas você pode trabalhar um pouco de ritmo, batendo palmas e pés com intensidade diferente, ou seja, forte e fraco.

Com uma lata usada, você pode fazer um instrumento musical, veja dicas na internet de como fazer instrumento musical com sucata.

Numa lousa ou EVA, faça uma pauta, com as cinco linhas e quatro espaços, onde escrevemos a música e explique que as notas musicais podem ser colocadas nas linhas ou espaços.

Claves de sol e de fá

Ensine sobre as claves de sol e de fá, você pode recortar em EVA e colocar na pauta feita ou desenhar na lousa. Ensine que a clave de fá é usada para sons graves e a clave de sol para sons médios e agudos.

Mostre que numa partitura musical, a clave de sol fica na pauta superior e a clave de fá na pauta inferior.

Conforme a criança for entendendo o que está sendo ensinado, você dá continuidade ao aprendizado musical.

exercícios-para-crianças-que-aprendem-música-Num caderno de música, por exemplo, escreva notas nas linhas e nos espaços e peça para ela continuar escrevendo. Use nota cheia, a semibreve que vale 4 tempos, mas sem nomear ainda.

O próximo passo é escrever as primeiras cinco notas, do, ré, mi, fá, sol, ensinar a localização na pauta e depois num piano, teclado ou órgão. Veja figura. Uma boa dica para crianças que ainda não sabem ler é associar a nota ensinada a um desenho, como a nota do a um doce, a nota ré a um relógio e assim por diante.

Se não tiver um instrumento musical, improvise um num papelão ou EVA para a criança aprender. Se optar por uma flauta ou violão, mostre a localização das notas. Crie uma música com as notas que a criança aprendeu ou que tal a música do re mi fa fa fa – do ré do ré ré ré – do sol fa mi mi mi – do ré mi fá fá fá.

O Hino à Alegria da 9ª sinfonia de Beethoven também só usa as primeiras cinco notas e pode ser uma opção de canção para estudar.

Neste ponto, você já vai introduzir dedilhado, falar sobre barra final  na pauta, que indica a finalização de um trecho musical. Tudo isso você pode fazer de EVA e colocar na pauta para a criança ver ou desenhar na lousa.

Uma escadinha com sete degraus é uma boa dica para ensinar as sete notas musicais, do, ré, mi, fá, sol, lá, si. Suba e desça a escadinha solfejando as notas, reforce os sons graves e agudos. Toque no instrumento musical se possível.

No caderno de música escreva e nomeie as notas musicais e peça para a criança reescrevê-las.

Bom, até aqui seu aluno ou aluno já saberá até tocar alguma música.

Você pode improvisar joguinhos e brincadeiras a cada aula.

A partir daqui, vai ensinar o valor da notas musicais, valores positivos (notas) e negativos (pausas), compasso, barra, como colocar as notas corretamente na pauta, tempos e fórmulas de compasso, assunto para outra matéria que faremos em breve.

Escreva seu comentário sobre aprender música desde cedo.

Assuntos do Artigo:
  • como e o desenho de uma nota musical graves
  • educação musical clave de sol
  • exercicios de musica para criancas
  • exercicios notação musical
  • musicas de crisnca de 5 ano
  • recurso paea trabalhar sons agudos e graves com crianças de 5 anos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.