Lição de casa

Arcadismo ou Neoclassicismo: Poetas, Contexto Histórico e Características

Arcadismo ou Neoclassicismo

arcadismo-literatura-brasileira-

Você já ouviu falar no termo “árcade”??? E no Arcadismo??? As suas palavras se referem a uma escola literária também chamada de Neoclassicismo que surgiu no continente Europeu a partir do século XVIII e se espalhou pelo mundo sendo que no Brasil nós tivemos grandes escritores e poetas que se dedicaram a este estilo.

.A palavra Arcadismo tem origem grega do termo “Arcádia” que denominava o local em que segundo a mitologia, viviam pastores e poetas sob a proteção de deus Pan. Lá eles estavam em plena harmonia com a natureza, o que justifica a escolha deste nome para essa escola literária.

 

pastoral-de-outono-arcadismo-

 

"Pastoral de Outono" 1749 de François Boucher

O outro nome, Neoclassicismo deixa bem clara outras características do período: a retomada às formas clássicas, a imitação de escritores Renascentistas e o interesse pela cultura Greco-romana. Tudo isso pode ser percebido nas citações e alusões a figuras gregas.

O Iluminismo também foi fundamental para a formação do pensamento árcade. O comportamento mais racional, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento científico e filosófico tornou o homem mai antropocêntrico, com o crescimento do paganismo e a busca por clareza de ideias.

 

manuel-barbosa-bocage-arcadismoManuel Maria Barbosa Du Bocage

.Tudo isso desvencilhou o homem das conveções medievais e do sentimento de culpa que caracterizou o período Barroco. Dessa forma é difícil encontrar poemas religiosos ou que mostram algum conflito do homem com o sagrado.

Historicamente esse era um período de conflito no Brasil. Portugal havia descoberto a abundância de metais preciosos em Minas Gerais e pouco a pouco oprimia o povo com altos impostos e leis severas. Isso fez com que o povo ficasse descontente, o que ocasionou o episódio da Inconfidência Mineira.

 

arcadismo-brasil-Retrato da Inconfidência Mineira

Características do Arcadismo ou Neoclassicismo

Mas, vamos às características do Arcadismo:

  • Pastoralismo: o eu-lírico era sempre um homem do campo. Um pastor ou um camponês honesto que levava uma vida simples no meio da natureza e sua amada era sua pastora.
  • Convencionalismo amoroso: o homem via a mulher sempre como uma figura distante, não havia grande destaque aos sentimentos e todas as histórias de amor eram bastante parecidas.
  • Bucolismo: o ambiente ideal dos poetas árcades eram campos, florestas, lugares naturais e muito tranquilos. O homem rural era sempre sobreposto ao homem da cidade já que conhecia a verdadeira felicidade.
  • Simplicidade: O vocabulário dos poemas era sempre muito simples, com bastante objetividade e pouco uso de figuras de linguagem. Vale lembrar que os sonetos eram muito usados justamente por remeterem ao Classiscismo.

 

arcadismo-europa-"The Servant Justified" – Nicolas Lancret

Expressões do Arcadismo ou Neoclassicismo

Haviam algumas expressões latinas que apareciam sempre nos poemas árcades. Elas sintetizavam os ideiais da época ao mesmo tempo que lembravam a forma clássica. Conheça algumas delas:

  1. ­Carpem Diem: em tradução literal, cantar o dia. Era o desejo de gozar dos pequenos momentos felizes e usufrutir dos prazeres da vida;

  2. Ocus Amoenus: pode ser traduzido como lugar ameo, ambiente de natureza exuberante e agradável, o lugar perfeito para um pastor.

  3. ­Aurea Mediocritas: era o homem ideal do Arcadismo. Um heróis humilde, sem muitos bens mas de caráter incorruptível, alma pura e honrada.

 

dirceu-tomás-arcadismo-Tomás Antônio Gonzaga

Principais autores do Arcadismo ou Neoclassicismo

Confira os principais autores do Arcadismo no Brasil e em Portugal. São eles:

Manoel Maria Barbosa du BOCAGE (Portugal); Tomás Antônio Gonzaga ou DIRCEU (Brasil); Correia Garção (Portugal); Cláudio Manuel da Costa (Brasil) e Freire Santa Rita Durão (Brasil).

.O que você achou do resumo sobre o .Arcadismo ou Neoclassicismo??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • arcadismo contexto historico
  • contexto historico do neoclassicismo
  • arcadismo contexto historico caracteriscas literarias bocage
  • imagens ARCADISMO

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Julia kishi disse:

    Nossa, muito bom o resumo. Ajudou bastante :]

  2. Stefane Brito disse:

    Nossa!! Ótimo resumo….

  3. rosangela disse:

    muito legal essas explicações, eu não imaginava.

  4. rosangela disse:

    Adoro as aulas do professor José carlos que fala sobre esse assunto de interpretações de figuras cada qual em sua época.

  5. ariana fofa disse:

    nossa mto bom esse resumo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.