Livros e Literatura

Ariano Suassuna: Tudo sobre, Biografia e Principais Obras

Ariano Suassuna: Tudo sobre, Biografia e Principais Obras

ariano-suassunaO dramaturgo, romancista e poeta brasileiro Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, Pernambuco, em 16 de junho de 1927. Filho de Cássia Vilar e João Suassuna, que foi governador da Paraíba, morou no estado durante muitos anos, até que seu pai fosse assassinado por motivos políticos durante a Revolução de 30.  

Entre 1933 e 1937, Ariano Suassuna morou na cidade de Taperoá, lugar em que iniciou seus estudos e teve seu primeiro contato com a peça de mamulengos e a improvisação presente nos desafios de viola. Anos mais tarde essas se tornariam marcas registradas do seu estilo e da sua produção teatral.

Sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol", foi escrita no ano de 1947, após seu ingresso na Faculdade de Direito e a fundação do Teatro do Estudante de Pernambuco, em parceria com aquele que se tornaria seu grande amigo, Hermilo Borba Filho.

Depois disso vieram: "Torturas de um Coração" (1951), "O Castigo da Soberba" (1953), "O Rico Avarento" (1954) e o "Auto da Compadecida" (1955). Após abandonar a advocacia para se tornar professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco, suas obras ganharam ainda mais destaque havendo a encenação de "O Casamento Suspeitoso" e "O Santo e a Porca", em 1957; "O Homem da Vaca" e "O poder da fortuna", em 1958 e "A Pena e a Lei", em 1959.

Durante toda a sua carreira, Ariano Suassuna se mostrou um grande defensor da cultura do Nordeste, iniciando, em 1970, o “Movimento Armorial”. Com origem no Recife, o movimento tinha interesse no desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão populares tradicionais.

Atualmente, o dramaturgo Ariano Suassuna se afastou do cargo de secretário de assessoria do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico que sofreu no dia 21 de julho de 2014.

Mas e você, o que acha do trabalho de Ariano Suassuna? Quais obras dele você conhece, quais as suas favoritas? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre ariano suassuna

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.