Lição de casa

Arquitetura Bioclimática: Construções Sustentáveis e Recursos Naturais

.

.

……………….Você já ouviu falar em Arquitetura Bioclimática? Em tempos de busca por alternativas sustentáveis de urbanização o termo resume o trabalho de alguns arquitetos e construtores que desenham casas e edifícios levando em consideração as condições climáticas e os recursos naturais do ambiente.

……………….Esse tipo de arquitetura faz com que os recursos disponíveis na natureza sejam aproveitados da melhor forma possível.  Desta forma o sol, a vegetação, a chuva e o vento são usados para minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético. É um exemplo uma casa com painéis solares que captam a radiação solar e grandes janelas que permitem a entrada da iluminação natural.

.

.

……………….Além de ser econômica para manter, já que minimiza os gastos com energia e abastecimento de água, essas construções são muito sustentáveis. Com e eminente risco de que as fontes de energia não renováveis se esgotem, é importante conhecermos outras formas de levar nossa vida da melhor forma possível.

……………….Muita gente pensa que esse tipo de arquitetura não compensa já que o custo da construção é um pouco elevado, mas um investimento deste tipo costuma ser compensado com o decréscimo de gastos em energia e o baixo custo de manutenção. Além do mais ela aumenta o valor do imóvel no momento da venda.

.

.

……………….A arquitetura bioclimática é usada desde a Antiguidade em Roma, na Grécia e em países Árabes. Naquela época já eram aproveitados a iluminação e o calor do sol, a água das chuvas e a energia cinética dos ventos, sem falar nas tecnologias que acabaram perdendo-se no tempo.

……………….Hoje em dia esse tipo de arquitetura está sendo mais usados em países desenvolvidos que passam a investir em tecnologias sustentáveis e fontes de energia renováveis. É o caso da China, dos Estados Unidos, da Espanha e mesmo do Brasil. Existem até mesmo profissionais que trabalham só com esse tipo de arquitetura.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. *-* Amei, Graci! Muito legal, meus olhinhos brilharam só de ver essas arquiteturas… Parabéns!

    • Graci disse:

      Oi Camilinha!
      Que bom que você gostou! Preciso de umas dicas para o blog, afinal o FatorTeen está incrivel!
      Sucesso e continue visitando o “Essas e Outras”!
      Graci

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.