Alimentação

Arroz Vermelho – Nutrientes, Benefícios e Receita

Arroz vermelho ou arroz de Veneza como era chamado quando chegou ao Brasil e manteve-se nas mesas brasileiras por dois séculos, até ser trocado pelo arroz branco e proibido o cultivo sob duras penas. Manteve-se vivo por insistência de alguns cultivadores do Nordeste com o nome de arroz da terra e ressurgiu.

Segundo o pesquisador da Embrapa José Almeida Pereira, o arroz vermelho é o primeiro arroz do mundo. Veja abaixo os nutrientes e benefícios deste arroz.

arroz-vermelho-nutrientes-e-benefícios-receita-como-fazer

Benefícios do arroz vermelho

Arroz integral rico em nutrientes, em fibras, o arroz vermelho ajuda emagrecer, melhora a digestão, o trânsito intestinal, elimina as toxinas. Ótimo antioxidante, ele combate os radicais livres, melhora a imunidade e combate o envelhecimento precoce.

Com textura firme, devendo ser cozido na panela de pressão por 25 minutos para ficar Al dente. O arroz vermelho tem sabor amendoado, é rico em ferro e zinco, sendo aliado no combate da anemia, no bom funcionamento do sistema imunológico, atua na formação da insulina, na prevenção de doenças como o diabetes, a tireóide.

Cheio de propriedades boas e saudáveis, o arroz vermelho deve voltar a fazer parte das nossas refeições, um ótimo aliado no combate da obesidade e desnutrição.

Veja como preparar o arroz vermelho

Ingredientes

  • 1 xícara das de chá de arroz vermelho
  • 2 ½ xícaras das de chá de água
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Doure na panela de pressão o alho e a cebola no óleo. Acrescente o arroz, o sal e a água fervente. Tampe a panela e assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Abra a panela assim que sair a pressão, acrescente refogado de palmito, carne, desfiada, frango, camarão, lingüiça, mexa bem, deixe cozinhar por mais 5 minutos em média em fogo baixo e sirva quente.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • arroz venez
  • arroz vermelho do nordeste

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.