Artes

Arte de Rubens Gerchman Exposta no Domingão do Faustão

 

 

 

                  Rubens Gerchman, artista plástico brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 1942, e faleceu em São Paulo, em 2008.

                 O talentoso artista era pintor, desenhista, gravador e escultor, Rubens Gerchman freqüentou em 1957 o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro,  onde estudou desenho. Fez curso de xilogravura com Adir Botelho e frequentou a Escola Nacional de Belas Artes – ENBA, entre os anos de 1960 e 1961.

            .Em 1967, foi contemplado com o prêmio de viagem ao exterior no 16º Salão Nacional de Arte Moderna – SNAM. Morou em Nova York entre 1968 e 1972 e retornou ao Brasil para dirigir o filme Triunfo Hermético e os curtas ValCarnal e Behind the Broken Glass.

                A convite da arquiteta Lina Bo Bardi ( 1914 – 1992), em 1981 realizou painéis de azulejos para o SESC Fábrica Pompéia, em São Paulo. Permaneceu por um ano em Berlim como artista residente em 1982, a convite do Deutscher Akademischer Austauch Dienst – DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico].

          Em 1989, lançou o livro Gerchman, com textos do crítico de arte Wilson Coutinho. Publicou o álbum de litografias Dupla Identidade, com texto do poeta Armando Freitas Filho (1940), em 1993. Como professor, ministrou cursos no Brasil e no exterior. Lançou em 2000 o álbum com 32 litografias, primeiro volume da coleção Cahier d’Artiste, da Lithos Edições de Arte.

            Suas obras eram influênciadas pela Pop Art e o Happening, tornando-se um dos principais representantes da Vanguarda carioca.

            A Bela Lindonéia foi uma dos principais quadros do artista. Criada em 1966, a obra serviu de inspiração para Caetano Veloso e Gilberto Gil numa canção.

          No dia 14/11/2011 a arte de Rubens Gerchman foi exibida no programa Domingão do Faustão. Veja um pouco da arte desse grande artista plástico.

                   Confira site oficial do artista: http://www.rubensgerchman.com.br/
                   Gostou das telas de Rubens Gerchman??? Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.