Mamãe, Bebê e Criança

Asma e Bronquite: Diferença, Sintomas, Tratamento e Cura

Asma e bronquite tudo sobre, sintomas, causas, diferenças e curiosidades

asma-e-bronquite

Asma e bronquite – Qual a diferença entre elas?

A asma e bronquite são doenças respiratórias, que atingem os pulmões de muitas pessoas. Doenças distintas, porém, muito confundidas, a asma e bronquite causam muitas dúvidas a pais e pessoas que sofrem das doenças.

A grande causa da confusão entre asma  e bronquite são alguns dos sintomas parecidos. Geralmente nas crises de asma e bronquite, é acompanhada com chiados, tosse, lábio arroxeados e muita falta de ar. A questão é, como saber se estamos com asma ou bronquite?

Muitas pessoas não sabem diferenciar esses problemas de saúde proveniente do sistema respiratório e por isso, neste post vamos mostrar quais são as diferentes da asma e bronquite, suas causas, sintomas e tratamento.

Diferença entre asma e bronquite

A Asma pode ser uma reação alérgica ou não, que esta associada à genética e relacionada a fatores desencadeantes como a poeira ou agentes alérgenos ou não alérgenos. A Bronquite é uma inflamação dos brônquios pulmonares, causada por vírus ou bactérias sem relações com alergias. Portanto asma e bronquite são doenças respiratórias distintas entre si.

A asma, pode ser alérgica ou não alérgica. A asma alérgica é desencadeada pelo contato com poeira (ácaro), cigarro, fungos, pêlos de animais, perfumes fortes, alguns alimentos e pólen, emoções fortes e problemas emocionais.

A asma alérgica é comum se manifestar em pessoas com rinite alérgicas e/ou pessoas com dermatite atópica. O processo que desencadeie uma reação alérgica pulmonar, é provocado após o contato com o agente alérgenos levando a um estreitamento dos bronquíolos, que conduz o ar ate o pulmão. Quando as luzes desses canais se tornam menores há as dificuldades da passagem do ar, provocando diversas reações,  tornando difícil a respiração.

A asma não alérgica não tem relação com o contato com os agentes alérgenos, podendo ser causada por exercício físico, por doença de refluxo gastroesófagico, estress ou infecções respiratórias.

Bronquite: o termo bronquite, refere-se a inflamaçõa dos brônquios e acontece ou se manifesta após uma infecção viral ou bacteriana onde ocorre um acúmulo de secreções nas vias aéreas, fazendo com que os brônquios fiquem totalmente inflamados e contraídos. Os sintomas de definem a bronquite é a tosse contínua e persistente por mais de três meses no ano num prazo de pelo menos dois anos seguidos.

A bronquite pode ser aguda ou bronquite crônica. É mais fácil tratar a bronquite do que a asma porque os sinais e sintomas são autolimitados, ou seja, desaparecem por volta de 15 dias, exceto a bronquite crônica. A tosse de uma pessoa com bronquite é carregada, ou cheia, com expectoração, que costuma ser mais intensa pela manhã e no inverno.

São vários as causas que levam à bronquite, sendo o fator mais frequente o fumo, provocando uma inflamação nos brônquios e pulmões, que causa o aumento na produção de muco e estreitamento das vias aéreas.

Um dos sintomas que  que pode identificar a asma, é que na crise, o ato de expirar e inspirar se torna mais difícil, devido à pressão no peito ocasionada. O tratamento da asma deve ser contínuo, para evitar as reações características.

Uma crise de asma não cuidada pode levar a morte por asfixia, por isso,  é profundamente necessário o atendimento médico em caso de crise de asma..

É bom que ao perceber ou detectar algum sinal da asma e bronquite, leve o mais rápido possível a criança ou pessoa a um médico especialista para que se faça o diagnóstico correto sobre o que do que se trata.

Fique atento aos sintomas da doença! Gostou das dicas? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • asma ou bronquite
  • diferença de tossr alergica com bronquiolite
  • diferença entre asma e bronquite?
  • diferença entre bronquite e asma
  • qual a diferença de asma ede bronquite e renite
  • sintomas de asma em bebê

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.