Horta e Jardinagem

Aspargo – Como Plantar, Benefícios à Saúde, Nutrientes e Contra-Indicação

Aspargo – Como Plantar, Benefícios à Saúde

O aspargo é uma hortaliça da família das Liliaceae, com nome científico de Asparagus Officinalis L. e nome popular da planta é Milindre ou melindre.

Cultivado em lugares frios e regiões frias do Brasil como o Rio Grande do Sul, Campos do Jordão, São Roque em São Paulo, o aspargo é uma cultura delicada que precisa de cuidados especiais e tempo, já que após a semeadura demora em média três anos para a primeira colheita.

Planta perene com duração de 15 a 20 anos, que precisa de solo drenado, adubado e sol pleno ou meio sol e temperatura entre 16 a 24°C. A parte comestível da planta são os brotos ou turiões que devem ser colhidos delicadamente assim que brotarem, já que se desenvolvem rápido após brotar e seguem crescendo formando a parte aérea da planta e ajudando fortalecer as raízes para novas colheitas. Os primeiros brotos ou turiões são colhindos, os demais mantidos na planta para enraizamento.

como-plantar-aspargo-em-casaSuas folhas são delicadas e lembram samambaias finas, seus frutos são avermelhados e ornamentais.  A planta e flores podem ser hermafroditas, masculinas ou femininas. Os brotos podem ser brancos, quando protegidos do sol, verdes quando crescem exposto a luz solar ou roxo, que é uma qualidade com casca arroxeada, sabor mais intenso e com mais nutrientes.

O plantio pode ser feito por sementes, o que leva  três anos para a primeira colheita e por mudas novas (raízes)  que leva em média dois anos para a primeira colheita. A rega deve ser feita de forma que a terra fique úmida sem encharcar. A falta de água ou o excesso podem prejudicar a planta.

O solo deve estar limpo de ervas daninhas, pedras, as sementes ou mudas plantadas em montes de terra facilitando a drenagem, a terra deve ser solta, sem torrões. A raíz ou muda é formada por um rizoma horizontal de onde saem raízes finas mais novas e carnosas de onde vão brotar os turiões.

benefícios-a-saúde-do-aspargo

Quando plantar aspargo

O plantio com sementes deve ser feito na primavera, na profundidade de 2,5 cm e espaçamento de 7 cm. Na primavera seguinte deve ser feito o replantio para o lugar definitivo antes da brotação, onde é retirado delicadamente as raízes que serão replantadas com 10 cm de profundidade e espaçamento de em média 40 cm.

No inverno é a época da dormência, quando a planta seca e na primavera ela rebrota e acontece a colheita.

A melhor forma de cultivo do aspargo é em áreas abertas ou hortas, sem delimitar seu espaço em um vaso, o que vai prejudicar seu desenvolvimento e colheita.

Nutrientes e benefícios do aspargo

Pouco calórico, a cada 100 gramas de aspargo temos em média 20 calorias.

Rico em vitaminas A, B1, B2 e C e substâncias como saponina, asparagina, resina, oniferina, tirosina, óleo volátil, goma, celulose.

Os benefícios dos brotos ou turiões agem como diurético, calmante e sedativo, combate a pressão alta, doenças do coração, na retenção de líquidos.

O aspargo é contra-indicado em pessoas com irritação urinária devido a ação da saponina. Em excesso pode levar a ansiedade e insônia.

Na culinária os brotos da planta são usados em saladas, caldos, molhos, sopas frias, etc… Para preparar o aspargo fresco é preciso retirar a parte externa do broto, ficando somente o meio, que deve ser aferventado levemente.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre nossa matéria referente ao cultivo, nutrientes e benefícios à saúde do aspargo.

Assuntos do Artigo:
  • aspargo onde encotras esta planta

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.