Saúde e Bem Estar

Autoexame das Mamas – Como é Feito para Prevenir Câncer de Mama

O Câncer de mama é uma doença que vem representando 25% dos casos de câncer no Brasil, segundo dados do INCA. A mamografia e o autoexame são exames preventivos muito importantes e fundamentais para que a doença seja descoberta precocemente, o que aumenta em muito a possibilidade de cura.

Mulheres que já tiveram câncer de ovário, que já fizeram biópsia da mama, com lesões consideradas pré-malignas ou com histórico de câncer de mama na família são consideradas com alto risco de ter a doença, devendo fazer a mamografia a cada seis meses ou segundo indicação médica e o autoexame mensalmente como as demais.

Autoexame das mamas

O autoexame deve ser feito mensalmente, especificamente uma semana após a menstruação. Veja como fazer seu autoexame e prevenir a doença que mais atinge as mulheres atualmente.

autoexame-das-mamas-tudo-sobre-como-fazer

Como fazer o autoexame das mamas

O autoxame das mama é feito em quatro etapas, veja abaixo cada uma delas:

1 – Em pé, na frente do espelho, observe os contornos e a pele das mamas, confira se existe alguma alteração visível nos mamilos ou bico dos seios, alguma mudança no aspecto natural dos seios, inchaço ou retração da pele.

2 – Ainda em pé, levante os braços e verifique se encontra alterações no contorno e superfície das mamas.

3 – Deitada, coloque a mão esquerda embaixo da nuca e com a ponta do dedo indicador e médio da mão direita, apalpe a mama esquerda e faça movimentos circulares e leves, apertando a mama com as pontas dos dedos, de fora até os mamilos. Repita o procedimento na outra mama.

4 – Aperte de leve os mamilos com o dedo indicador e polegar. Avise seu médico se verificar alguma anormalidade e caso saia um líquido ou secreção com sangue e em grande quantidade.

É bom observar ainda se existe alguma descamação em volta do mamilo, desvios do bico dos seios ou caroço nas axilas ou mamas.

Comente suas dúvidas ou experiências sobre o autoexame das mamas.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.