Animais

Axolotles: Salamandras que se Regeneram, Habitat, Reprodução e Fotos

.

.

……………….Os Axolotles ou Axolotes são espécies de salamandras famosas pela incrível capacidade de regeneração. Seu nome científico é Ambystoma mexicanum sendo que a palavra Axolotle tem origem no idioma asteca, que traduzido significa “monstro aquático”. Trata-se ainda da evocação do deus Xolotl na mitologia asteca.

……………….Diferente das outras espécies de salamandras, essa tem uma característica bastante própria: ela não se desenvolve na fase de larva, o que faz com que pareça que ela não chega à fase adulta. São consideradas neoténicas já que conservam as brânquias externas durante toda a vida

.

.

……………….Seu tamanho máximo registrado é de 45,5 cm embora seja raro ver um axototles com mais de 30 cm. Além das brânquias externas possuem barbatanas caudais, cabeça ampla e olhos sem pálpebras. O que diferencia os machos das fêmeas durante a época de reprodução são as cloacas redondas muito mais pronunciadas nos animais de sexo masculino.

……………….Eles só podem ser encontrados no México, mas precisamente em lagos da Cidade do México. O lago Xochimilco, o lago Chignahuapan e o lago Chignahuapan, são aqueles onde eles são mais encontrados. Os axototles têm como predadores algumas outras espécies de salamandras.

.

.

……………….Eles também são muito usados na alimentação e para estudos laboratoriais devido a sua capacidade de regeneração. A medicina naturista usa o animal como uma espécie de vitamínico já que ele pode criar um membro ou um rabo completamente novo caso tenha o seu arrancado.

……………….Mas e você, o que achou da espécie? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.