Alimentação

Azeite de Dendê – Nutrientes e Benefícios para a Saúde e Cosmético para Cabelo e Pele

Azeite de Dendê

O dendê é o fruto do dendezeiro ou palmeira de dendê (Elaeis guineensis) com que é feito o famoso azeite de dendê. Planta de origem africana, que chegou ao Brasil no início do século XV pelos escravos e se adaptou ao clima tropical brasileiro do Norte e nordeste. Sua palmeira ou coqueiro pode chegar a até 15 metros de altura.

O fruto do dendezeiro é de cor laranja avermelhada, e sua semente, polpa é usada na fabricação do óleo da fruta para uso culinário, cosmético, em produtos de limpeza e até biodiesel. As regiões que mais cultivam o dendezeiro são Pará, Bahia e Amapá.

azeite-dendê-vitaminas-proteínas

O azeite de dendê ou óleo de palma como também é conhecido é muito usado na culinária baiana é feito da polpa da fruta e dá a cor alaranjada nas receitas.

Nutrientes do Dendê

Rico em nutrientes, o fruto do dendezeiro contém ácidos graxos como palmítico, esteárico, oléico e linoléico), em vitaminas A, E, proteínas vegetal, antioxidantes como tecoferóis e tecotrienóis, betacaroteno,

Benefícios do azeite de Dendê

A vitamina E encontrada no azeite de dendê ajuda prevenir doenças do coração, limpando também as artérias.

Previne o envelhecimento precoce, doenças degenerativas, câncer pela ação dos antioxidanrtes encontrados no fruto, combatendo os radicais livres e protegendo as células.

A ação dos antioxidantes no cérebro age sobre suas funções no dia a dia e na prevenção de doenças como o AVC, ajudando desobstruir as artérias.

A vitamina A do dendê age beneficamente na pele, olhos, cabelos. Para hidratar os cabelos a dica é passar o óleo de dendê puro nos cabelos ou misturar a um creme de hidratação, massagear e lavar em seguida, dando brilho e maciez aos fios.

Ótimo antiinflamatório, o azeite de dendê combate previne inflamações em geral no corpo humano.

Prevenção do diabetes tipo 2 por conter gorduras boas. O excesso não é recomendado por causar obesidade.

Para amenizar dores gástricas, tomar duas colheres das de chá de azeite de dendê em jejum, em média 30 minutos antes das refeições.

Protege os ossos, em especial na terceira idade e mulheres na menopausa.

Estudo feito na Bahia mostrou que o azeite de dendê ajuda no combate do colesterol e triglicérides, sendo recomendado até duas colheres das de chá ao dia e com o mínimo possível de cozimento.

O cultivo da palma de dendê no Brasil vem crescendo e vista como investimento na área de combustível, mas trouxe dúvidas a respeito da proteção ambiental.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • acontecimentos sobrenaturais em pedra pernambuco

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.