Horta e Jardinagem

Azevinho ou Mirto Espinhoso – Planta Ornamental Rica em Benefícios, Tudo Sobre Planta do Natal com Fotos

Azevinho – Planta Ornamental

Azevinho pode ser confundido com espinheira santa, mas são espécies diferentes de planta.

O azevinho é uma planta européia muito usada em decoração de Natal, nas mesas, guirlandas e que é muito linda com suas folhas recortadas e frutos vermelhos decoratidos e não comestíveis. Os frutos ou drupas e as folhas da planta são tóxicos.

Da família das Aquifoliceae, o azevinho (Ilex aquifolium), tem crescimento lento e vida longa, um azevinho pode viver até em média 300 anos e está sendo ameaçado de extinção pelo uso exagerado nas festas de Natal, ou pela falta de conhecimento em relação a sua reprodução.

foto-do-azevinho-planta-ornamental-para-decorar-o-natalEm Portugal, existe Lei para proteger o azevinho  e acredita-se que a planta afasta maus espíritos.

Linda, planta ornamental e medicinal, originalmente o Mirto Espinhoso é uma planta dióica, ou seja, uma planta pode ser masculina ou feminina e são necessárias as duas para que aconteça a reprodução. Os frutos vermelhos do azevinho só nascem na planta feminina. Como reconhecer se a planta é feminina ou masculina? O reconhecimento se dá pelo formato da flor. Veja foto abaixo, como reconhecer a planta masculina e feminina.

azevinho-planta-usada-para-decorar-natalA parte usada com efeitos terapêuticos é o rizoma, veja as indicações do Mirto Espinhoso como remédio caseiro.

Azevinho – Planta Ornamental

Há relatos de uso do Mirto Espinhoso para tratar problemas estomacais, doenças hepáticas, do intestino, para aliviar dores, combater reumatismo, fortalecer os ossos. Para tratar estas doenças é indicado o chá do rizoma do azevinho. Por infusão ou decocção, sendo 10 gramas do rizoma para 1 litro de água fervente. Beber uma xícara das de chá ao dia. O excesso do chá pode ser tóxico. Grávidas, mulheres que amamentam e crianças devem evitar o chá da planta.

O Mirto Espinhoso pode ter folhas verdes forte brilhantes ou folhas bicolores. Suas frutas vermelhas e em cachos faz dela uma planta decorativa, além da resistência das folhas e frutos.

O cultivo exige clima fresco, solo com umidade, boa drenagem e rico em matéria orgânica.

Escreva sua dúvida ou comentário.

Assuntos do Artigo:
  • Bico de crocher

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.