Remédios Caseiros

Babosa ou Aloe Vera – Tudo Sobre Nutrientes e Benefícios

Conhecida popularmente como babosa, caraguatá, erva-babosa ou aloe vera, planta com espécies variadas, flores vermelhas ou amarelas que vem sendo motivo de polêmicas em relação ao seu uso como alimento.

Planta suculenta, com folhas compridas e triangulares rodeada de espinhos em forma de serra. As especies mais conhecidas da babosa são a aloe arborescens, com flor vermelha, folhas menores e valor terapêutico bem maior e a aloe Barbadensis, com flor amarela e com 25% de aproveitamento fitoterápico.  Segundo a Anvisa, a babosa não deve ser usada como alimento, já que tem substâncias que prejudiciais à saúde. Veja abaixo os benefícios da aloe vera em tratamentos externos e porque deve ser evitada como alimento.

Tudo sobre babosa

babosa--aloé-arborescens-flor-vermelha-aloé-barbadensis-flor-amarela-diferenças

Nutrientes da babosa

A parte usada da aloe vera é o gel, muito nutritivo, rico em água, vitaminas do complexo B, C e E, minerais como manganês, sódio, cálcio, zinco e selênio, aminoácidos e proteínas. A presença de “antroceno” e “antraquinona”, substâncias encontradas na planta e que podem causar mutações nas células humanas é a causa da proibição da Anvisa do uso da aloe vera como alimento.

Benefícios da babosa

 O uso da planta como fitoterápico é reconhecido desde a antiguidade, onde era citado como “lírio do deserto” e recomendado em tratamento de beleza e uso medicinal. Há relatos do uso das flores da aloe vera na culinária e o uso do gel em sucos, o que é questionado e divide opiniões. Segundo o livro “As Plantas Curam”, A. Balbach, o uso interno da babosa deve ser evitado, principalmente por gestantes e pessoas com hemorróidas. Seu uso deve se restringir a terapias externas.

gel-da-babosa-

Uso externo da babosa

Babosa como cosmético

Tanto para hidratar os cabelos ou a pele, o uso do gel da folha de aloe vera é infalível. Ele tem pode de renovar a pele, hidratar e favorecer o crescimento capilar.

Bater no liquidificador o gel da babosa com água e passar no couro cabeludo e nos fios de cabelos ajudam combater a queda e a hidratação.

Babosa e o Diabetes

É comum pessoas com diabetes há longo prazo terem problema nos membros inferiores, com machucados que não cicatrizam. Pomadas com aloe vera ou o gel da folha nas feridas ajuda cicatrizar mais rápido.

Sua ação antibacteriana, antiinflamatória e antioxidante tem ação direta na cicatrização de úlceras e machucados em geral. Ela hidrata e favorece a oxigenação e regeneração de ferimentos, queimaduras, eczemas, erisipelas ou cortes em geral.

Uso da aloe vera em machucados ou queimaduras

Desinfetar as mãos, lavar bem o ferimento com soro fisiológico e gaze. Secar delicadamente, passar o gel da aloe vera com a gaze e enrolar o ferimento com atadura.

Babosa e dores nas articulações

A fricção e compressas com o gel da folha aliviam inflamações e dores nas articulações, melhoram a circulação sanguínea,  e ajuda tratar atrite, picadas de insetos, lesões, bursites

Como retirar o gel da aloe vera

Corte a folha ao meio e com uma colher raspe o gel e guarde em um pote com tampa. Este gel pode ser guardado por até seis meses no freezer.

Comente o uso do gel da aloe vera e sua opinião sobre eu uso como alimento ou interno.

Assuntos do Artigo:
  • aloe vera amarela vermelha
  • aloe vera flor vermelha
  • diferença de aloe vera e babosa
  • flor babosa
  • sobre babosa ou alo e vera

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.